logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

CNEC Santo Ângelo lança Vestibular de Inverno para Administração

Compartilhe!

Em um encontro realizado com a imprensa, nesta quarta-feira (18), a CNEC Santo Ângelo lançou oficialmente seu Vestibular de Inverno 2014.

Nesta edição, o Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA) oferece 80 vagas para o curso de Administração, com início das inscrições nesta quarta-feira, através do portal iesanet.com.br.

Com duração de quatro anos, o curso de Administração volta-se àqueles que desejam atuar em áreas como gestão de produção, finanças, recursos humanos ou marketing, em empresas públicas ou privadas. A graduação está alinhada às necessidades do mercado de trabalho e focada em despertar no acadêmico a preocupação social, ambiental e ética.

Para exemplificar o trabalho que vem sendo desenvolvido por professores e acadêmicos, o coordenador do curso, Renato Przyczynski, apresentou à imprensa duas pesquisas que foram realizadas em 2013 e 2014. A primeira citada, desenvolvida pela turma do 8º período na disciplina de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, buscou descobrir quantos litros de óleo vegetal são comercializados nos grandes supermercados de Santo Ângelo.

A pesquisa foi desenvolvida em contribuição à Fábrica de Sabão Ecológico Solidário, que necessita de pelo menos 4 mil litros de óleo de cozinha usado, por mês, para fabricação das 30 mil barras de sabão destinadas a suprir a demanda das casas prisionais do Estado. O projeto é uma iniciativa da Susepe em parceria com o IESA e visa, em linhas gerais, recuperar o meio ambiente e garantir a ressocialização dos apenados, que fabricam o sabão em troca da redução de pena.

"A pesquisa nos mostrou que, em sete dos maiores supermercados de Santo Ângelo, a venda de óleo, em 2013, chegou a uma média mensal de 35,4 mil litros. É claro que, deste total, muito se perde durante a preparação dos alimentos. Mas a quantidade que sobra é suficiente para atender à demanda da fábrica, evitando, consequentemente, o descarte incorreto no meio ambiente", explicou o professor.

Segundo Renato, os dados reforçam a necessidade de se estabelecer uma campanha no município, incentivando a população para o descarte correto do óleo de cozinha. Uma outra pesquisa, realizada no último ano, revelou que apenas 17% do óleo de cozinha usado tem destinação correta em Santo Ângelo. "Este pequeno percentual é depositado em pontos de coleta, disponíveis, por exemplo, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os outros 83% continuam sendo jogados em locais impróprios, degradando o ambiente em que vivemos", frisou o professor.

A pesquisa foi qualitativa e quantitativa, com entrevistas e questionários aplicados nos principais pontos comerciais de Santo Ângelo e à própria população.

Inscreva-se

Para se candidatar a uma vaga no curso de Administração, o aluno deve acessar o portal iesanet.com.br até o dia 18 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 20,00. O processo seletivo consiste na realização de uma prova de redação, que será aplicada no dia 20 de julho, domingo, das 14h às 17h.

Para mais informações, ligue 55 3313 1922.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.