CNEC Santo Ângelo lança Vestibular de Inverno para Administração

Em um encontro realizado com a imprensa, nesta quarta-feira (18), a CNEC Santo Ângelo lançou oficialmente seu Vestibular de Inverno 2014.

Nesta edição, o Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA) oferece 80 vagas para o curso de Administração, com início das inscrições nesta quarta-feira, através do portal iesanet.com.br.

Com duração de quatro anos, o curso de Administração volta-se àqueles que desejam atuar em áreas como gestão de produção, finanças, recursos humanos ou marketing, em empresas públicas ou privadas. A graduação está alinhada às necessidades do mercado de trabalho e focada em despertar no acadêmico a preocupação social, ambiental e ética.

Para exemplificar o trabalho que vem sendo desenvolvido por professores e acadêmicos, o coordenador do curso, Renato Przyczynski, apresentou à imprensa duas pesquisas que foram realizadas em 2013 e 2014. A primeira citada, desenvolvida pela turma do 8º período na disciplina de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, buscou descobrir quantos litros de óleo vegetal são comercializados nos grandes supermercados de Santo Ângelo.

A pesquisa foi desenvolvida em contribuição à Fábrica de Sabão Ecológico Solidário, que necessita de pelo menos 4 mil litros de óleo de cozinha usado, por mês, para fabricação das 30 mil barras de sabão destinadas a suprir a demanda das casas prisionais do Estado. O projeto é uma iniciativa da Susepe em parceria com o IESA e visa, em linhas gerais, recuperar o meio ambiente e garantir a ressocialização dos apenados, que fabricam o sabão em troca da redução de pena.

"A pesquisa nos mostrou que, em sete dos maiores supermercados de Santo Ângelo, a venda de óleo, em 2013, chegou a uma média mensal de 35,4 mil litros. É claro que, deste total, muito se perde durante a preparação dos alimentos. Mas a quantidade que sobra é suficiente para atender à demanda da fábrica, evitando, consequentemente, o descarte incorreto no meio ambiente", explicou o professor.

Segundo Renato, os dados reforçam a necessidade de se estabelecer uma campanha no município, incentivando a população para o descarte correto do óleo de cozinha. Uma outra pesquisa, realizada no último ano, revelou que apenas 17% do óleo de cozinha usado tem destinação correta em Santo Ângelo. "Este pequeno percentual é depositado em pontos de coleta, disponíveis, por exemplo, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os outros 83% continuam sendo jogados em locais impróprios, degradando o ambiente em que vivemos", frisou o professor.

A pesquisa foi qualitativa e quantitativa, com entrevistas e questionários aplicados nos principais pontos comerciais de Santo Ângelo e à própria população.

Inscreva-se

Para se candidatar a uma vaga no curso de Administração, o aluno deve acessar o portal iesanet.com.br até o dia 18 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 20,00. O processo seletivo consiste na realização de uma prova de redação, que será aplicada no dia 20 de julho, domingo, das 14h às 17h.

Para mais informações, ligue 55 3313 1922.