Devido ao aumento do consumo de energia por parte dos associados e clientes atendidos pela Subestação Santo Antônio, em São Luiz Gonzaga, a Cermissões iniciou, nesta semana, uma nova fase de ampliação da capacidade de fornecimento de energia.
Em 2022, a capacidade da subestação já havia sido dobrada, passando de 25 para 50 MVA. Diante da demanda contínua por novas ligações, principalmente para atender aos irrigantes, o presidente Diamantino Marques dos Santos, junto com a direção e equipes técnicas, iniciou tratativas, no final de 2023, para reinstalar um transformador de 12,5 MVA, que estava em funcionamento até 2022.
O engenheiro eletricista Eluir Hoffmann explicou que, além da infraestrutura civil básica e dos pórticos para instalação dos equipamentos, será necessário ampliar três alimentadores de distribuição e instalar novos módulos e sistemas de comando.
Esses investimentos, somados às necessárias ampliações das redes, resultarão em um investimento superior a R$ 5 milhões. Eluir destacou que, além da instalação do transformador, é fundamental ter redes com capacidade para garantir que a energia chegue aos associados, elevando os custos para distribuir energia com qualidade a todos.
Com os três transformadores em operação, a subestação alcançará uma capacidade total de 62,5 MVA de fornecimento de energia, correspondente à capacidade da linha de 69 KV que abastece o local.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cermissões