Desde a última terça-feira (2), o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) realiza a “Caravana pela Democracia: nas escolas, nas ruas e nas urnas”. Até o dia 9 de setembro, serão visitadas escolas das regiões dos 42 Núcleos do sindicato para conversar com educadores, estudantes e a comunidade escolar.
O primeiro roteiro incluiu visitas aos municípios de Uruguaiana e São Borja. Nesta quarta-feira (3), a caravana cumpre agenda em São Luiz Gonzaga. O programa Jornal da Manhã da Missioneira FM 94.9 recebeu em seu estúdio a diretora da Comissão de Educação do CPERS, Rosane Zan e o diretor do 33º Núcleo, Joner Alencar Marchi Nascimento.
Conforme Rosane, a Caravana pela Democracia, aprovada no último Conselho Geral da entidade, tem o objetivo de promover um amplo debate na base da categoria a respeito dos projetos de Estado em disputa, além de denunciar a deformação dos direitos trabalhistas, o franco desmonte do bem-estar social e reforçar a importância da defesa intransigente da educação pública e a valorização dos profissionais da educação.
Além disso, segundo Rosane, mais de 600 escolas estão com problemas de infraestrutura. Um dos exemplos é a Escola Senador Pinheiro Machado, no Centro de São Luiz Gonzaga. “Medidas precisam ser tomadas”, destacou a diretora.
Na próxima quinta-feira (4), a Caravana pela Democracia chega em Cerro Largo e na sexta-feira (5) em Santo Ângelo.
Rádio Missioneira