Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Captação de água da chuva ganha popularidade em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

A escassez de chuva registrada no último verão alertou a comunidade regional sobre a importância de se buscar soluções viáveis para o enfrentamento de estiagens. Uma alternativa que tem ganhado popularidade em São Luiz Gonzaga é o uso de sistemas de cisternas para fazer o aproveitamento da água da chuva.

Um dos são-luizenses que utiliza desta tecnologia há anos é o empresário  Pasqual Cadore, proprietário do Centro de Formação de Condutores Cadore. Em entrevista para o programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta quinta-feira (21), ele destacou as vantagens observadas após a instalação do sistema.

Pasqual Cadore evidencia que os seus reservatórios conseguem armazenar 15 mil litros de água captada da chuva. O sistema é simples: a água que cai no telhado é conduzida por meio de calhas até três cisternas. Em um ambiente totalmente fechado, a água recebe produtos químicos para evitar a proliferação de eventuais larvas do mosquito Aedes aegypti.

Foto: Alex Tomilin/Rádio Missioneira

Semanalmente, a água captada é utilizada na lavagem de 12 a 15 veículos do CFC Cadore. “Na estiagem, vimos de perto a importância deste sistema. O custo para instalação é baixo, comparado aos benefícios e economia que gera”, disse Pasqual.

Segundo o engenheiro civil da Prefeitura de São Luiz Gonzaga,  Marcus Prado, o método utilizado no CFC Cadore é o mais usual, por ser prático, eficiente e barato.

O profissional também evidencia que os benefícios a longo prazo para quem opta pelo sistema são grandes, mas alertou sobre os cuidados necessários a fim de se evitar a proliferação do mosquito da dengue. “As cisternas precisam ser totalmente fechadas, contendo apenas uma torneira para controlar a saída da água”, concluiu.

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.