logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Café de Cambona é sucesso mais uma vez

Compartilhe!

O domingo de temperaturas baixas na região das Missões não acanhou o público que participou do 11° Café de Cambona. Mais de 20 mil pessoas passaram pela Praça Padre Roque Gonzales, local de mais uma edição do evento promovido pela Prefeitura Municipal de São Nicolau. A festa recebeu visitantes de diversas regiões do estado, além dos vizinhos da Argentina.

Durante todo o dia, os participantes tiveram a oportunidade de degustar mais de 80 receitas de bolo frito e café feito na cambona, herança dos antepassados da região. Neste ano, foram 26 galpões, sendo que um deles foi o da Uergs de São Luiz Gonzaga, primeira entidade de fora de São Nicolau que participou do evento com café e bolo frito, preparado pela equipe de professores, direção e alunos da universidade.  A comunidade local e regional aproveitou ainda, estandes com artesanato, doces, bebidas e vinhos artesanais.

Pela manhã, artistas da região se apresentaram no palco. À tarde, ocorreu a solenidade de abertura oficial, com a presença e pronunciamento de autoridades. Pontualmente às 16h, iniciou o esperado show com Os Garotos de Ouro, que neste ano completam 40 anos de trajetória, animando o grande público presente com os antigos sucessos da banda, como ”Não chora china véia” e também as novas músicas ”Nheco nheco” e ”Lek Lek”.

Raíssa Victória presente no evento

Os visitantes do café puderam conhecer o projeto Para Poder Abraçar, da Raíssa Victória. Uma grande faixa foi colocada no palco principal da festa. Um estande também foi organizado para a venda de camisetas e de ingressos para o show Missioneiro do próximo domingo. Raíssa também visitou o evento, acompanhada dos pais e recebeu o carinho e a hospitalidade dos participantes da festa.

Os vencedores do café

Tradicionalmente, são premiados com valores em dinheiro e troféus os melhores bolos fritos e cafés servidos. Os visitantes votaram e escolheram os vencedores. Na categoria melhor bolo frito, o segundo lugar ficou com a Secretaria Municipal de Agricultura e Prestadora de Serviços Missões. Os vencedores dessa categoria foram a Secretaria Municipal da Saúde.

Já o segundo lugar do melhor café ficou com a equipe da Uergs, estreante no evento. O prêmio de melhor café foi levado pela Escola Monte Alegre e São Bernardo.

Na categoria hospitalidade, o segundo lugar ficou com o Sicredi e o primeiro lugar com a Comercial Ptrovski. Na categoria originalidade, o segundo lugar com o Piquete Os Perversos. Já os vencedores foram Agropecuária Barcelos, Escola São Nicolau e Cabanha Primeira Querência. O título máximo, chamado de Cambona de Ouro, ficou com a Escola San Izidro. Esta é a quarta vez que a esocla ganha a cambona de ouro. 

Organizadores comemoram o sucesso da festa

O prefeito Benone de Oliveira Dias, em entrevista ao Jornal da Manhã, fez uma avaliação geral do evento. Disse que só tem a agradecer a todos que trabalharam no evento, desde a equipe de secretários, entidades e voluntários.

Afirmou também que nos próximos dias já inicia a organização da 12° edição do café, que irá ocorrer em maio do ano que vem. Destacou ainda que neste ano sua equipe estará em busca de tombar a marca do café de cambona, para que fique registrado como uma festa histórica de São Nicolau.

A secretária de Turismo Ana Paula Alvarenga, também salientou a emoção de receber um público de todo o estado na festa. Ela agradeceu ao empenho de toda a equipe e já começa a pensar na próxima edição da festa.

Segurança

A festa ocorreu sem nenhum incidente. O evento contou com policiamento da Brigada Militar e a Delegacia Móvel da Polícia Civil.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.