Nesta terça-feira (4), o município de Bossoroca comemora 58 anos de instalação.. É importante salientar que a “Buena Terra Missioneira” comemora dois aniversários ao longo do ano: 4 de março (instalação) e 12 de outubro (emancipação).
História da instalação
Em agosto de 1952, pela Lei Municipal 123 do Poder Público de São Luiz Gonzaga, foi criado o 3º Distrito de Bossoroca. Em 1965, formou-se uma comissão pró – emancipação, integrada por Avelino do Amaral Cardinal, Leoveral de Souza Oliveira, João Cândido Dutra e Marcos Fabrício da Silva.
Posteriormente, em assembleia convocada por Lourival Pereira de Brum, aprovada por maioria dos presentes, foram encaminhados todos os documentos necessários para a realização de um plebiscito o qual ocorreu em 22 de agosto de 1965. A maioria dos votos apontou pela emancipação do então, distrito de Bossoroca.
O Diário Oficial do Estado, em 18 de outubro de 1965, publicou a lei que criava o município de Bossoroca, em 12 de outubro de 1965. No entanto, haviam pessoas que não queriam a emancipação e impetraram um Mandado de Segurança, cujo processo levou quase um ano e meio para ser julgado.
Em fevereiro de 1967 a justiça decidiu a favor da emancipação e a primeira medida tomada pelos membros da Comissão Emancipacionista, foi enviar ao Governo federal, cujo presidente na época era o Gal. Humberto de Alencar Castelo Branco, uma lista contendo três nomes para que fosse nomeado o Interventor federal, até a realização das eleições municipais.
Esses nomes eram: Avelino do Amaral Cardinal, João Cândido Dutra e Vinício Pedro Nascimento. A escolha recaiu sobre Avelino Cardinal, que no entanto, não assumiu, formulando uma carta de renúncia ao Presidente da República. O segundo nomeado, João Cândido Dutra, assumiu imediatamente e tomou as providências necessárias para a instalação do município e organizando os setores da administração. Esta instalação ocorreu no dia 4 de março de 1967.
Fonte: Rádio Missioneira | Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bossoroca