Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões elege nova diretoria - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
14 de março de 2019
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões elege nova diretoria

Membros da diretoria com alguns participantes da assembleia. Foto: divulgação Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões
14 de março de 2019 l 09:55
Materia atualizada: 14/03/2019 l 14:22




Compartilhe!

Na terça-feira, dia 12 de março, na Casa de Cultura Nelson Hoffmann, em Roque Gonzales, em assembleia geral, foi feita a prestação de contas, eleição e posse da nova diretoria da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões para o biênio 2019/2020.

Com presença de inúmeros Trilheiros de diferentes municípios da região, Prefeito de Roque Gonzales, chefe do Setor de Cultura do Município, Vigário da Paróquia, Secretária de Turismo de São Nicolau (também representando o Prefeito do respectivo Município), Secretário de Cultura do Município de Mato Queimado (representando o Prefeito da respectiva cidade), registrando ainda, a presença dos quatro trilheiros pioneiros, que fizeram a Trilha pela primeira vez em 2001, Professor Sérgio Venturini, Pe. Eugênio Hartmann, Capitão Edson Lisboa e João Inácio Bieger, foi apresentada a chapa da situação. Não havendo outra chapa para concorrer, a mesma foi aclamada por unanimidade dos presentes.

A Diretoria Executiva eleita tem a seguinte composição:

Presidente: Ana Paula Diniz Alvarenga
Vice Presidente: João Inácio Bieger
1º Secretário: Irací Inácio Damke Luft
2ª Secretária: Sônia Zoraide Pinto Lopes
1º Tesoureiro: Artur Cândido de Oliveira Bernardo
2º Tesoureiro: Renato Jacó Bieger
Membros do Conselho Fiscal
Presidente: Ilmar Neubüser
Vice Presidente: Gelson Robalo Dias
Secretário: Jacinto José ScheuerGriebeler
1ª Suplente: Elaine Scher
2º Suplente: Alécio Antônio dos Santos
3º Suplente: João Airton Feijó de Moura

Após a eleição e posse, o Presidente Edson Lisboa, ao entregar o bastão, proferiu um emocionado discurso, demonstrando a grande satisfação pelas realizações em seus 4 anos à frente da entidade, tendo recebido uma efusiva salva de palmas dos presentes. A seguir, a Presidente aclamada passou a coordenar a mesa de trabalhos. Ela passou a palavra ao Vice-presidente, que fez um breve relato da Trilha nas suas 18 edições, 9 edições de Cavalgadas e 2 edições da Trilha de Bike. Ele apresentou os projetos a serem implantados para aperfeiçoar especialmente as cavalgadas, com uma maior participação das Prefeituras inseridas no itinerário.

O vice-presidente também ressaltou a maioridade da Trilha, com a 18ª edição, e nesta, tendo consolidada a condição de Trilha ecumênica, com a participação de Trilheiros que professam religiões diversas e perfeitamente inseridas do grupo. Também referiu o fato de que com a maturidade da Trilha, apesar de nas cavalgadas predominar o público masculino, uma mulher é alçada ao posto maior, referindo-se a aclamação da Presidente Ana Paula. Lembrou também dos Trilheiros que já partiram e hoje trilham em outras dimensões.

Também fez uso da palavra o prefeito anfitrião, João Hass, relatando as intensas atividades desenvolvidas pela municipalidade, apesar da escassez de mão de obra, ora sendo suprida por nomeações decorrentes de concurso público realizado. Também enalteceu a relevância da Trilha dos Santos Mártires na difusão das potencialidades culturais, turísticas e históricas para além fronteiras, vez que o crescimento da Trilha é vertiginoso, tendo em sua última edição, participantes do Distrito Federal, incluindo ainda, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, com significativa representação radicada em Curitiba, de diversas cidades gaúchas, além de Oberá, Argentina.

Cátia Schuquel, Secretária de Turismo de São Nicolau, em sua manifestação também fez referência a importância da Trilha na divulgação da história dos remanescentes da redução jesuítica e da cultura da 1ª Querência do Rio Grande, reiterando sua disposição de tudo fazer o que lhe está ao alcance para bem receber e amparar a Trilha em seu município.

Já o Secretário de Cultura do Município de Mato Queimado iniciou sua manifestação falando da satisfação pelo convite e da receptividade que o município obteve da Associação quando do convite para que a cavalgada alterasse o roteiro, contemplando o seu município, reconhecendo a relevância da Trilha, reconhecida por Lei Estadual como de relevante interesse cultural e inserida no calendário de eventos do Estado do Rio Grande do Sul. Também divulgou a Cavalgada “Caminho das Tropas”, que perfaz o roteiro dos antigos tropeiros em seu município. Também reiterou integral apoio à Trilha durante a permanência em território de Mato Queimado.

O Professor Sérgio Venturini, fundador da Trilha, por sua vez, desejou êxito à nova Diretoria e reiterou seu desejo de conseguir participar de todas as edições até alcançar a 25ª, que ocorrerá em 2026, quando se comemoram os 400 anos do ingresso dos Padres Jesuítas no Rio Grande do Sul, em 26 de Maio de 1626.

Por fim, a Presidente aclamada fez seu pronunciamento, falando da emoção em dirigir os destinos da Trilha, da qual já participa há muitos anos, lembrando ter sido convidada para fazer a Trilha pela primeira vez pela Dona Elmi, líder política, religiosa e social de São Nicolau, falecida recentemente, embargando sua voz de emoção e emocionando a todos os participantes. Assegurou fazer seu melhor contribuindo para que a Trilha sempre mantenha sua credibilidade conquistada nos 18 anos de atividade, cumprindo sua missão. Agradeceu especialmente ao ex Presidente Edson Lisboa, o qual lhe inspirou e lhe transmitiu segurança para assumir o encargo. Por fim, agradeceu a todos, pela confiança nela depositada, reiterando contar com o apoio de todos os Trilheiros.

Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados