Assembleia realiza teste de sessão plenária virtual - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
31 de março de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Assembleia realiza teste de sessão plenária virtual

Foto: Joel Vargas
31 de março de 2020 l 16:04
Materia atualizada: 31/03/2020 l 16:10




Compartilhe!

O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), conduziu na tarde desta segunda-feira (30) um teste de sessão plenária virtual. Trata-se de uma necessidade autorizada por meio de resolução legislativa para evitar aglomeração de pessoas devido ao risco de contágio do coronavírus. Participaram da videoconferência 42 deputados estaduais.

A tendência é que a sessão extraordinária, que será a primeira da história do Parlamento em ambiente on-line, seja realizada nesta quinta-feira (2), com a apreciação de projetos para contratação emergencial de profissionais para o IPE Saúde e IPE Prev e do PDL (projeto de decreto legislativo) que irá referendar pedidos de calamidade pública de 157 municípios gaúchos.

Além dos deputados, quatro secretários estaduais foram convidados para atualizar dados sobre o coronavírus no Rio Grande do Sul. A secretária da Saúde, Arita Bergmann, relatou o esforço do governo do Estado para abrir mais leitos e comprar mais materiais de proteção e testes para confirmação da presença do vírus em pacientes. Ela pediu aos deputados que direcionem emendas pessoais no Orçamento do Estado para as ações de combate ao Covid-19 e que recursos adicionais, na ordem de R$ 23 milhões, sejam divididos igualmente dentro da pasta entre custeio e despesas de capital. A medida permitiria a aquisição de mais testes, materiais e equipamentos para hospitais. Já está em andamento, segundo ela informou, a compra de 50 mil testes, 200 respiradores, 200 monitores e 400 camas hospitalares.

A secretária do Planejamento, Leany Lemos, o secretario de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, e o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, tiveram de sair da videoconferência antes de falarem porque foram chamados pelo governador Eduardo Leite para uma reunião do gabinete de crise do Executivo. Na sequência, a maioria dos deputados que se manifestaram relatou problemas enfrentados por empresários e demais segmentos da população devido ao coronavírus.

No fim da reunião, Polo simulou a votação de um projeto de lei em ambiente virtual. Os parlamentares visualizaram na tela uma ferramenta para confirmar presença e, depois, para votar sim ou não à proposta.

Fonte: Maicon Bock


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados