Após um ano, cerca de 13% da população de São Luiz Gonzaga teve contato com o vírus da covid-19

Compartilhe!

Pesquisa foi desenvolvida tendo como base testes sorológicos gratuitos realizados no Laboratório Municipal 

Em 4 de maio de 2020, o primeiro caso de covid-19 foi registrado em São Luiz Gonzaga. Um ano depois, o município – de acordo com o boletim epidemiológico nº 270, do dia 3 de maio de 2021 – registra 2.437 casos (com 57 óbitos, 2.317 pacientes recuperados e 63 casos ativos).  

O biomédico da Secretaria Municipal de Saúde, Günther Sott, destacou que a data é um momento de avaliação do trabalho executado. “Após um ano, é importante olhar o que aconteceu do dia 4 de maio de 2020 até agora, avaliar onde falhamos e tentar consertar”.  

Entre as ações realizadas no município para o enfrentamento ao vírus, durante os meses de março e abril, o Laboratório Municipal desenvolveu um levantamento epidemiológico para estimar a taxa de prevalência da COVID-19 em São Luiz Gonzaga e comparar com dados oficiais. O estudo é uma continuação do programa “Testa São Luiz”, iniciado em 2020. Nos dois meses, foram feitos 617 testes sorológicos rápidos de maneira gratuita para as pessoas interessadas em saber se tiveram ou não contato com o vírus. Do total, 89 deram reagente (positivo). O estudo foi encerrado no dia 30 de abril. Era prevista a realização de 800 testes rápidos, mediante agendamento. Porém, ocorreram desistências.   

De acordo com o biomédico, a critério de exclusão para a pesquisa epidemiológica, foram retiradas do levantamento 80 pessoas que já haviam sido vacinadas com ao menos uma dose da CoronaVac, pois o imunizante poderia interferir no resultado do teste. Refinado os números, os resultados foram 537 testes aplicados e 69 testes positivos. “Com uma população estimada em 33 mil habitantes, nossa pesquisa precisava de uma amostra de 380 pessoas para ter um índice de confiança de 95% e uma margem de erro de 5% para mais ou para menos”, informou.          

ESTIMATIVAS 

A pesquisa obteve as seguintes estimativas:    

– 12,85% da população são-luizense teve contato com o SARS-COV-2 ao longo dos últimos doze meses. Arredondando, 13 a cada 100 são-luizenses tiveram contato com o vírus; 

– Estimativa estatística de casos reais de covid-19 em São Luiz Gonzaga seria de 4.278 (margem de erro de 5% para mais ou para menos); 

– Taxa de subnotificação em 43%.           

AÇÕES  

Com os dados levantados, o município irá fortalecer as ações de prevenção e combate a pandemia em São Luiz Gonzaga. “Uma ação que devemos tomar para que essa taxa de subnotificação diminua é a ampliação da oferta de testes gratuitos para a população. Em breve, o Laboratório Municipal irá disponibilizar a realização de teste de antígeno para pacientes sintomáticos ou contactantes assintomáticos de maneira gratuita”, afirmou. 

Günther ressaltou a importância da população continuar com as medidas sanitárias para desacelerar a disseminação do vírus. “Devemos seguir nos cuidando, já que grande parcela da população ainda está exposta a contrair a doença. Evitem aglomerações, sempre que possível, usem boas máscaras de proteção facial, higienizem as mãos e vacinem-se quando puderem”. Os testes sorológicos que não foram realizados devido às desistências estão novamente disponíveis para agendamento por meio do número (55) 3352-9000.   

 

 

Fonte: Larissa Dorneles | Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Laboratório Municipal  

Imagens: Divulgação / Laboratório Municipal