Produtores rurais de São Luiz Gonzaga realizaram, ao longo de quinta-feira (25), uma mobilização em defesa da aprovação do Projeto de Lei 5.122/2023, que prevê a securitização e a renegociação das dívidas do setor agropecuário. O movimento percorreu agências bancárias do município, onde representantes da categoria entregaram documentos aos gerentes explicando as reivindicações dos agricultores.
A mobilização teve início pela manhã em frente ao Banco do Brasil e, durante a tarde, seguiu para as agências do Banrisul e do Sicredi. Com tratores, máquinas agrícolas e faixas, os produtores buscaram chamar a atenção para a situação enfrentada pelo campo após sucessivas frustrações de safra.
Segundo a presidente do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, Margareth Costa Beber, o documento entregue às instituições financeiras apresenta as razões do movimento e o cenário vivido pelos produtores. “Foi colocado o diagnóstico de cinco anos de frustração de safra e a realidade hoje do nosso produtor rural”, afirmou em entrevista à Rádio Missioneira.
Margareth destacou ainda que a mobilização realizada pelos agricultores é uma forma de sensibilizar as autoridades para a necessidade de aprovação do projeto. “Não temos outra alternativa a não ser essa. Esperamos que os políticos se sensibilizem. Eu acredito que o movimento foi bom, foi positivo, todo mundo entendeu. E eu acho que é por aí. Se tiver que fazer de novo, deve ser feito”, declarou.
Foto: Alex Tomilin
Fonte: Rádio Missioneira