O programa Jornal da Manhã desta segunda-feira teve a participação do presidente do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, Maurício Caíno. Ele falou sobre diversos assuntos de interesse da classe rural, como o Cadastro Ambiental Rural e Feira Agropecuária.
O prazo para se efetuar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) se estende até o início de maio. Caíno alertou os proprietários rurais para esse prazo, uma vez que, segundo dados do mês de março, das 470 mil propriedades do Rio Grande do Sul, apenas 1.400 haviam feito o cadastro neste período, o que não chegava a 0,30% do total. Por essa razão, a Farsul solicitou à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA uma prorrogação desse prazo por mais um ano.
Atualmente não há regulamentação específica para o pampa, vegetação característica do nosso Estado. Por essa razão existe a necessidade de mais tempo para as propriedades serem cadastradas conforme suas características, para ficar de acordo com a legislação, assim que a mesma for regulamentada.
Propriedades mais ao norte do Estado, que fazem parte da Mata Atlântica, não necessitam desse prazo para realizar seu Cadastro.
A aprovação dessa prorrogação do prazo já foi feita e depende do Governo Federal. O prazo para se efetuar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) se estende até o início de maio e entidades como o Sindicato Rural pedem prorrogação de um ano no prazo.
Caíno também participou recentemente de reunião em Porto Alegre, onde, a convite da CNA, o presidente da comissão fundiária do RS disse que assumiu o grupo fundiário em nível nacional. Por essa razão ele solicitou apoio dos sindicatos, uma vez que vai permanecer como presidente do órgão estadual.
Maurício Caíno também falou acerca da 50ª edição da Feira Agropecuária que vai ocorrer em conjunto com a Expo São Luiz 2015, de 30 de setembro a 4 de outubro. Ele ressaltou o trabalho de programação antecipada que está sendo realizado. Ainda há muito a ser preenchido e, em relação a verba, ainda se espera por mais notícias da comissão de captação de recursos, sendo que existe a possibilidade de se fazer mais investimentos no Parque de Exposições do Sindicato Rural.