O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta terça-feira (16) que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, será parcialmente aberto em outubro e estará em pleno funcionamento até dezembro.
O Salgado Filho fechou no dia 3 de maio em razão da enchente que atingiu a capital. Quase toda a pista ficou alagada por semanas, e o Governo Federal, de forma emergencial, autorizou da Base Aérea de Canoas para receber voos comerciais. Outros voos foram redistribuídos para aeroportos do interior gaúcho.
Antes do fechamento, as empresas aéreas Azul e Latam/VoePass operavam voos diretos entre Porto Alegre e Santo Ângelo. Segundo Costa Filho, a partir de outubro, serão 50 voos diários no terminal de Porto Alegre. De acordo com o governo, a Fraport, concessionária do aeroporto, dividiu a retomada das operações em duas etapas:
- abertura de 1,7 km da pista em outubro
- segunda parte da pista, cerca de 2 km, em dezembro
Recentemente, o Salgado Filho voltou a realizar despachos de bagagens. Os passageiros fazem check-in no terminal e são levados em ônibus até a Base Aérea de Canoas.
Fonte: G1