Administração Municipal realiza a construção da ESF Agrícola - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
20 de julho de 2020
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Administração Municipal realiza a construção da ESF Agrícola

Novo imóvel da ESF Agrícola é construído ao lado do Materno Infantil. Foto: divulgação Assessoria Prefeitura
20 de julho de 2020 l 15:01
Materia atualizada: 20/07/2020 l 16:36




Compartilhe!

Nos próximos meses, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Agrícola (a ESF Agrícola) contará com um novo imóvel para atender a população. A unidade, com 268,48m², é construída ao lado do Materno Infantil.

A obra, no valor de R$ 398.000,14, é executada pelo município com recursos das Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS). A empresa responsável pela construção – vencedora do processo de licitação – é a Rieger e Mendonça Ltda., de Entre-Ijuís, a qual também executou a obra da ESF Alberto Henrich, no Bairro Presidente Vargas, e da ESF Arno Antônio Forsin, no Bairro Duque de Caxias. “A construção da ESF Agrícola está em pleno andamento. A parte mais difícil da obra, com as fundações e escavações, está concluída. Na próxima fase da obra, o andamento é muito mais rápido”, informou o engenheiro civil da Secretaria de Planejamento, responsável pelo projeto, Marcus Vinicius do Prado.

O novo prédio da ESF Bairro Agrícola deverá ser concluído até o final do ano. O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, ressaltou que o imóvel é construído de acordo com recomendações dos órgãos de saúde. “Estamos satisfeitos em finalmente poder atender as necessidades dos moradores e também dos profissionais que atuam na ESF Agrícola. O novo imóvel atende as exigências do Ministério da Saúde quanto ao número de salas e a estrutura do espaço, ofertando um local adequado para atender a população”.

Melhorias

A ESF Agrícola atende 3.135 pacientes, dos bairros Agrícola e Jauri e ainda parte do Bairro Centro. A unidade também é responsável por atender aos moradores das localidades de Santa Inês e Barro Preto.

A coordenadora da ESF, a enfermeira Katiele dos Santos Almeida, destacou as melhorias no atendimento com a instalação da unidade de saúde em novo imóvel. “Desde 2009, esperamos a mudança de prédio. A unidade está bem localizada, dentro das dependências do Materno Infantil, no entanto a parte estrutural já causou demora no atendimento devido à divisão das salas. Um novo prédio irá melhorar a questão do acolhimento à população, a organização e o fluxo de atendimentos, com espaços específicos para cada caso e com a individualidade que os atendimentos necessitam. Sem falar na motivação da equipe em trabalhar em um ambiente novo e adequado as nossas necessidades”.

ESF Ramona

Orçada em R$ 414.414,00, a obra da ESF Ramona Gonçalves Ferreira foi concluída. O trabalho também foi realizado pela Rieger e Mendonça Ltda. De acordo com o engenheiro Marcus Vinicius do Prado, a última etapa de serviço para a utilização do prédio ocorrerá nos próximos dias. “A obra foi realizada com verbas de repasse, envolvendo a prefeitura, a empresa e o órgão pagador, o que acabou prolongando o período de execução da obra. Na semana passada, o projeto foi concluído, com a finalização da pintura e limpeza. Com a entrega da obra ao município, podemos iniciar a montagem da mobília para que o imóvel possa enfim ser utilizado pela população”.

Fonte: Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMPLA


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados