logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Problemas no Aeroporto Salgado Filho prejudicam encontro técnico da Coopatrigo

Compartilhe!

Os problemas ocorridos no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre na última terça-feira, onde o mesmo ficou 9 horas sem poder operar, acabaram afetando um importante encontro técnico que a Coopatrigo tinha agendado com o responsável técnico da Fazenda Mutuca do Paraná, Ivo Frare. O engenheiro agrônomo se deslocava em voo comercial de Curitiba para Porto Alegre e não foi possível a aterrissagem do avião, fazendo que o mesmo retornasse, impossibilitando a vinda do técnico para São Luiz Gonzaga.

Como todos os associados já estavam convidados para vir assistir este encontro, a cooperativa manteve o mesmo, só que com a coordenação do Engenheiro Agrônomo Marcos Pilecco, que passou algumas orientações sobre o plantio de trigo e manejos iniciais na cultura. Marcos Pilecco também apresentou algumas fotos e informações sobre a Fazenda Mutuca, já que ele esteve em duas oportunidades participando de dias de campo promovidos nesta propriedade que é uma referência em altas produtividades em trigo, milho e soja.

O Engenheiro Agrônomo da Coopatrigo relatou que na última vez que esteve no Paraná foi em 2010 foi informado que as produtividades atingidas na Fazenda Mutuca foram acima de 100 sacos de trigo, mais de 70 de soja e acima de 300 de milho e isto sem a utilização de irrigação. “Qual é o segredo desta propriedade?” É a pergunta que todos fazem. Pilecco esclareceu que não existe segredo algum e sim trabalho de vários anos, corrigindo solo, diminuindo a compactação, realizando rotação de culturas e investimento principalmente na formação de palha, plantando em algumas situações culturas que não deixam resultado econômico, mas sim palha no solo o que traz resultados futuros nas culturas de ponta, como trigo, soja e milho.

A Coopatrigo estará tentando agendar uma nova data para que o Sr. Ivo Frare venha a São Luiz Gonzaga e com as suas próprias palavras transmita aos associados da cooperativa as práticas e manejos desenvolvidos na Fazenda Mutuca que a transformaram nesta referência em altas produtividades.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.