A trajetória missioneira e o legado cultural da família Ortaça estiveram representados no Desfile Farroupilha realizado no domingo (20), na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. Patrona estadual dos Festejos Farroupilhas e embaixadora dos 400 anos das Missões, Marianita Ortaça participou da programação que teve como tema a herança jesuítica e Guarani no Rio Grande do Sul.
Marianita é filha de Pedro Ortaça, reconhecido como um dos grandes nomes da cultura popular gaúcha e um dos chamados troncos missioneiros. Psicóloga, professora universitária, palestrante, empreendedora, artista e autora, ela tem atuado na valorização da história, da cultura e da identidade das Missões.
Durante o desfile, Marianita esteve acompanhada pelo representante Guarani e também embaixador dos 400 anos das Missões, Pajé Floriano. A homenagem também remeteu a Sepé Tiaraju, símbolo da resistência Guarani e da defesa do território e das raízes dos povos originários. Ao mesmo tempo, a representação do Lanceiro Negro trouxe para o desfile a memória de um dos episódios mais dolorosos da história do Rio Grande do Sul.
Outro destaque foi a presença de Aldo Brum, compadre de Marianita, representando elementos ligados à identidade, à cultura e à espiritualidade do povo gaúcho. A composição reuniu diferentes personagens e referências históricas relacionadas à formação cultural do Estado.
Para Marianita, preservar a memória é essencial para compreender o presente e construir o futuro. O legado familiar também ocupa espaço central nessa trajetória. Ela destaca com orgulho a influência de Pedro Ortaça na valorização das Missões, ao lado de nomes como Noel Guarany, Jayme Caetano Braun e Cenair Maicá, que ajudaram a projetar a cultura missioneira para o Rio Grande do Sul e para o Brasil.
Ao falar sobre o pai, Marianita destaca os ensinamentos recebidos ao longo da vida e a relação de Pedro Ortaça com a terra onde nasceu. Entre as frases que ela carrega como referência está: “Queira Deus que eu cruze o mundo sem nunca negar meu chão”.
Foto: Zé Carlos de Andrade
Fonte: Rádio Missioneira