Mulheres gaúchas que transformam lã em história, resistência e independência: Esta é a premissa de “Linhas da Terra e do Tempo”, longa documental em produção pela Gloriosa Filmes. A produção gravará em São Miguel das Missões nos dias 13 e 14 deste mês. A direção é de Tatiana Lohmann, enquanto a produção executiva é assinada por Kátia Samara. O lançamento está previsto para 2027.
Radicada em São Miguel das Missões, a artesã Dalva Mothci é uma das participantes do filme. “Cresci entre linhas e agulhas, pois minha mãe era costureira. Com nove anos, já bordava vestidos de noiva e de festa”, relembra.
A produção registra, desde o ano passado, as ideias, os sentimentos e o trabalho incessante de cerca de 20 personagens marcantes de uma tradição enraizada no coração da cultura gaúcha e suas artesãs.
O filme registra as paisagens naturais de nove localidades, as artesãs e seus cotidianos. Com direção de fotografia de Edu Rabin, serão também documentadas as diferentes etapas do trabalho com a lã, desde a tosquia, a limpeza e lavagem, o molho, a secagem ao sol, o pentear, o fiar, a roca, o tear, até os produtos em formas e cores diversas. Os objetos usados na manufatura guardam marcas do passado. Tudo permeado por memórias e expressando modos de vida únicos no mundo todo.
“Linhas da Terra e do Tempo” tem Patrocínio Nubank, através da Ancine/Lei do Audiovisual, em parceria com Lãs do RS. A produção contará com entrevistas também em São Borja, São Gabriel, Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Bagé, Pinheiro Machado, Jaguarão, Mostardas e Cambará do Sul.
Foto: Lau Baldo
Fonte: Assessoria de Imprensa