Teve início, na última quarta-feira (23), em Santo Antônio das Missões, a 3ª Semana da Agricultura Familiar, evento que celebra e valoriza o papel essencial dos pequenos produtores no desenvolvimento do município. A abertura oficial ocorreu na última quarta-feira (23), na sede da Associação de Produtores e Artesões Missioneiros (Apam), com a atividade “Conhecendo a trajetória da Apam e da Agroindústria Santo Sabor”.
A programação segue até sexta-feira (25), quando será realizado o 2º Seminário da Agricultura Familiar, a partir das 9h, no salão da Apae. As atividades incluem uma série de palestras voltadas a temas importantes como sustentabilidade, políticas públicas, saúde no campo e os desafios das mudanças climáticas. Também será realizada uma Feira da Agricultura Familiar durante a manhã.
Segundo Valdemari Belchor, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Semana da Agricultura Familiar foi instituída por lei municipal e se tornou uma importante oportunidade para debater políticas públicas, fortalecer parcerias e dar visibilidade à produção local.
Entre os temas das palestras do seminário estão:
-
Solo e Sustentabilidade das Atividades nas Propriedades Rurais – com a Emater/RS;
-
Cadastro Único: Uma porta aberta para seus direitos – com a Secretaria de Assistência Social e Habitação;
-
O papel da Agricultura e Pecuária Familiar no Desenvolvimento Sustentável frente às mudanças sociais e climáticas – com o STR;
-
Prevenção e cuidados de saúde na rotina do agricultor – com a Secretaria Municipal da Saúde.
O evento é promovido por diversas entidades, incluindo a Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS, Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Assistência Social.
Foto: Roger Soares Fotografia
Fonte: Rádio Missioneira