Na última semana, cumprindo agenda oficial em Porto Alegre, o vereador Renan Ruschel (MDB), presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga, esteve reunido com a secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, para tratar de pautas prioritárias da área no município.
Durante o encontro, o parlamentar apresentou demandas colhidas junto à comunidade e à Secretaria Municipal de Saúde, com foco na ampliação e qualificação dos serviços oferecidos pelo SUS. Entre os principais assuntos discutidos, está a dificuldade no acesso a exames especializados via SUS-SISREG. Segundo Renan, foram tratadas alternativas e encaminhamentos para melhorar esse fluxo, que tem gerado reclamações de pacientes e sobrecarga no sistema local.
Outro destaque da reunião foi a solicitação de apoio para a aquisição de um mamógrafo para o Hospital São Luiz Gonzaga. O equipamento, avaliado em cerca de R$ 1,14 milhão, já está cadastrado no Programa Avançar e encontra-se em fase final de avaliação. “Reforcei a importância desse aparelho para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama e fortalecer a estrutura do nosso hospital”, destacou o vereador.
Além disso, foram discutidas oportunidades de novos investimentos para a área da saúde, através do Programa Avançar deste ano, que deverá abrir novo edital em breve. A proposta é buscar recursos para aquisição de equipamentos e melhorias na rede hospitalar e nas unidades de saúde do município.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara