Na Sessão Ordinária do dia 27 de novembro, o vereador João Iuri (PSD) apresentou indicação de sua autoria ao Executivo Municipal para que o mesmo realize a correção do valor pago na Bolsa-Auxílio dos estagiários do Poder Público Municipal visando sua equivalência ao valor do Salário Mínimo Nacional.
João Iuri destaca que, no início de sua vida profissional, atuou como estagiário na Prefeitura Municipal e vislumbrou a responsabilidade incumbida aos trabalhadores estudantes, que exercem funções de suma importância na Administração Pública e, pelo próprio serviço e atribuições, merecem uma valorização digna: “Recebemos inúmeras reivindicações desses estudantes, os quais, como é de conhecimento, muitas vezes tem atribuições delegadas em igualdade ou até em maior volume que os próprios servidores. Cabe ressaltar que muitos desses estudantes dispõem unicamente dessa renda para custear despesas como alimentação, moradia, transporte e os próprios estudos”, salientou.
Ainda segundo o vereador, “historicamente em determinados períodos, onde os próprios membros deste gabinete realizaram estágio na Prefeitura Municipal, esse pagamento já teve igualdade com o salário mínimo, mas, nos últimos anos, passou a ter sua correção de forma desproporcional. Com isso, esperamos que o Executivo corrija essa diferença de forma justa, valorizando nossos estudantes que estão ingressando na sua profissão por meio do estágio remunerado”, finalizou. Conforme João Iuri, os estagiários da Prefeitura Municipal também são os que percebem o menor valor referente ao Bolsa-Auxílio, em comparação com os estagiários de outros órgãos, como Câmara Municipal, Ministério Público, Defensoria e Judiciário.
Fonte: Emerson Scheis | Assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Luiz Gonzaga