Investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que iniciaram há cerca de dois anos, apontam que facções da região metropolitana de Porto Alegre se utilizam de aviões para trazer drogas para a região de São Luiz Gonzaga. Deste ponto das Missões, os entorpecentes são distribuídos para o restante do Rio Grande do Sul, conforme o delegado Heleno dos Santos. Nesta sexta-feira (30), em ação conjunta com a Brigada Militar, houve apreensão de cerca de 400 quilos de cocaína e três pessoas foram presas em São Nicolau.
Recentemente, foi apreendido um avião que é suspeito de fazer a rota do tráfico. Ainda conforme a autoridade policial, há suspeitas de que o grupo criminoso traga a droga diretamente da Bolívia. O avião apreendido recentemente utilizava-se de sistema clandestino de reabastecimento em pleno voo, permitindo percorrer longas distâncias sem necessidade de pousar para abastecer. Nesta sexta, as informações iniciais indicam que um avião branco, vindo da direção do Paraguai, tenha trazido a droga.
Os três presos estão sendo conduzidos para serem interrogados na DRACO de São Luiz Gonzaga. Ainda segundo o delegado, a Draco e a Brigada Militar já haviam aprendido 30 quilos de cocaína no ano de 2021, decorrente de outro arremesso feito na região de Roque Gonzales.
Os indícios coletados até o momento indicam que São Luiz Gonzaga esteja servindo de pista de pouso para facções trazerem a droga direto de países como Bolívia e Paraguai.
Com informações da Draco