Nesta sexta-feira (4), os professores de 29 escolas do campo de dez municípios de abrangência da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) se reuniram no salão de atos da coordenadoria, para participar do terceiro encontro “Educação do Campo das Missões: um debate necessário”.
No período da manhã, as professoras Viviane Balbé Barcelos e Patrícia Pavanelo Garcia mostraram aos presentes um relato de práticas pedagógicas dos ciclos de formação da Escola Técnica Estadual Achilino de Santis, de Santo Antônio das Missões, após, a Coordenadora Adjunta da 32ªCRE, professora Guiomar Terra enfatizou aspectos relevantes do relato. Em seguida, o Coordenador da 32ª CRE Ayrton Ávila da Cruz, realizou sua fala a respeito da educação no campo, salientando o fortalecimento e a importância das escolas rurais. O coordenador destacou também a igualdade entre as instituições de ensino localizadas tanto nas cidades como nos campos.
À tarde, a diretora da Escola de Ensino Fundamental João Manoel de Lima e Silva, do município de Rolador Inere dos Santos, expôs os projetos pedagógicos específicos trabalhados pela instituição com os alunos. Logo após, a professora Luciany Nascimento, Assessora de Educação do Campo da 32ªCRE, realizou uma explanação sobre o ensino em ciclos, expondo os detalhes e respondendo as dúvidas dos professores presentes.
O encontro “Educação do Campo das Missões: um debate necessário” teve como objetivo proporcionar a reflexão e construção de alternativas para dinamizar a educação oferecida no campo, auxiliar os educadores na implementação dos ciclos de formação, desenvolver um trabalho interdisciplinar e trabalhar temas que reestruturem o currículo do ensino fundamental das escolas do campo.