As inúmeras possibilidades de atuação para quem escolhe a área do Direito estiveram entre os assuntos abordados pela professora do curso na URI São Luiz Gonzaga, Cristiane Menna Barreto Azambuja, em entrevista no Jornal da Manhã. Além da advocacia privada, a docente mencionou também as oportunidades em consultorias jurídicas e concursos para quem opta por essa graduação.
“Eu costumo dizer sempre aos alunos que o curso de Direito nos transforma enquanto pessoas, porque é muita informação a respeito de questões básicas, que deveriam alcançar todo e qualquer cidadão, mas nem sempre isso acontece na prática. Informações a respeito de direitos, de deveres, o porquê da existência desses direitos e deveres”, ressalta a docente.
Projeto Integrador
A professora mencionou também o papel da instituição na busca por fazer com que essas informações cheguem à comunidade, a exemplo do Projeto Integrador. Por meio dessa disciplina do curso de Direito da instituição, são levadas, por exemplo, informações a alunos do Ensino Médio, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para que possam conhecer a legislação.
O curso de Direito
Atualmente, a URI de São Luiz Gonzaga conta com aproximadamente 190 acadêmicos de Direito, distribuídos em cinco turmas. O ingresso na graduação, que abrange a região, ocorre sempre no início do ano, com as 50 vagas anuais disponíveis sendo sempre preenchidas no vestibular de verão.
“ Temos a felicidade de já termos egressos dos cursos nesses municípios. Já são quatro turmas formadas. Muitos alunos já aprovados no exame da Ordem e com seus escritórios, já advogando”, comemora a professora, ao mencionar novidades em relação às disciplinas e as conexões do Direito com outros cursos, reforçando o convite para os interessados a realizarem o próximo processo seletivo de verão.
O objetivo do curso de Direito da URI é formar bacharéis com domínio de conhecimento geral, humanístico e jurídico, detentores de competências e habilidades capazes de dominar conceitos e terminologias jurídicos com adequada capacidade de interpretação e argumentação e capaz de valorizar os fenômenos jurídicos e sociais, detentor de uma visão crítica e reflexiva no exercício profissional, com vistas à prestação da justiça e fomento da cidadania.
Rádio Missioneira