Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

14º Batalhão de Polícia Militar completa 45 anos de instalação em São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

Nesta quinta-feira (23), o 14º Batalhão de Polícia Militar completa 45 anos de instalação definitiva em São Luiz Gonzaga. Nesta data, em 1976, autoridades civis, militares e eclesiásticas inauguraram a sede utilizada até os dias atuais na Rua Treze de Maio.

Em entrevista ao programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta quarta-feira (22), o comandante major Eduardo Brum destacou que mais de 600 policiais militares já atuaram no Batalhão durante este período. “A nossa história é feita pelos homens e mulheres que bravamente desempenharam suas funções”, disse o major.

O primeiro comandante do 14º BPM foi o tenente coronel Octacílio Renê da Silva Rosa. Eduardo Brum é o 23º a ocupar o cargo. Em 4 de dezembro de 1990, foi designado para patrono do Batalhão o coronel Justino Marques de Oliveira, natural de São Luiz Gonzaga. Ele atuou como comandante de 1944 à 1947 e foi prefeito por duas gestões, falecendo em 1986.

O major Brum ressaltou também que o Batalhão irá receber seis novos sargentos na próxima semana. Na terça-feira (21) recebeu a primeira tenente mulher da história.  Ela irá comandar a Força Tática. Nesta quarta-feira, se formará em Santa Rosa a primeira sargento do Batalhão.

Atualmente, o 14º BPM abrange 13 municípios, sendo eles São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Dezesseis de Novembro, Roque Gonzales, Pirapó, Caibaté, Rolador, Mato Queimado, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá e Porto Xavier.

Rádio Missioneira