Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Secretário de Obras falou sobre serviços de sua pasta e recebeu reivindicações da comunidade

Compartilhe!

O secretário de Obras de São Luiz Gonzaga, Luiz Carlos Karnikovski de Oliveira, participou do programa Jornal da Manhã. Ele falou sobre os serviços de sua pasta durante a atual administração e recebeu questionamentos de ouvintes durante a entrevista.

O primeiro assunto da pauta foram os transtornos causados pela chuva torrencial de segunda-feira, com destaque para a situação dos moradores da Vila Jauri. O Secretário disse que chuvas atípicas como essa sempre causarão problemas e que um grande valo localizado na Vila Jauri é um transtorno antigo.
A forma como o mesmo está colocado não atende as necessidades de escoamento. A única saída para este problema em particular é a construção de um pontilhão. Uma das alternativas solicitadas pelo Secretário foi o uso de verba do fundo de gestão compartilhada para essa obra, que também deverá ser licitada.

A curto prazo será dada continuidade ao serviço de limpeza em locais afetados pelas fortes precipitações. Serviços como instalação de tubos subterrâneos ainda dependem de recursos financeiros. Em resposta a reclamações da comunidade sobre tubos que estriam no Bairro Duque de Caxias há meses, sem nenhuma utilidade, ele disse que a Prefeitura fez licitação para aquisição dos tubos e os serviços de instalação estão sendo feitos.Atualmente os trabalhos estão se concentrando na esquina da Padre Miguel Fernandes com a Raposo Tavares e logo devem chegar até a localidade próxima à Escola Coração de Jesus.

Escascalhamento de ruas

Sobre travessa na Vila Paz, onde há reivindicações por encascalhamento, o Secretário disse que a referida vila teve praticamente todas as suas ruas encascalhadas no ano passado, mas pode verificar qualquer localidade que ficou desassistida. Sobre a situação atual da Secretaria, Luiz Carlos disse que, atualmente, a pasta conta com duas patrolas novas, uma adquirida pelo PAC e outra com recursos do município, que estão em constante trabalho. Ao todo a Secretaria conta com cinco patrolas. As outras três estão paradas.

Interior

O Secretário também recebeu reivindicação referente a monte de pedras que estaria bloqueando a Rua Borges de Medeiros, na Vila Itapevi. Ele disse que a parte da Prefeitura foi feita e a empresa responsável deve retomar os trabalhos em breve. Sobre a ponte do Rincão dos Quinas, que liga São Luiz e Rolador, o Secretário disse que a Prefeitura de Rolador entraria com a mão de obra e a parte são-luizense proveria o material. Segundo o entrevistado, restam acertar definições acerca da fonte do material, que seria o horto florestal, porém, durante a entrevista, ouvinte ligou dizendo que a Prefeitura de Rolador também estaria disposta a fornecer uma parte do material para ajudar na obra. 

Vila Marcos

Outro problema crônico do município se observa na Rua Hipólito Ribeiro, no acesso à Vila Marcos, cujo pavimento torna o tráfego uma tarefa muito difícil. Conformeexplicado por Luiz Carlos, a única saída para essa situação seria a remoção do pavimento, seguido de instalação de uma nova base e serviço de drenagem. O chão é muito instável e esta obra depende de recurso que hoje a Prefeitura não possui. Alguns trabalhos poderiam ser viabilizados através do DNIT, que hoje faz obras na BR 285, porém, o Departamento não libera o material que sobra desse serviço.

Ainda em relação às ruas da Vila Marcos, hoje existe a possibilidade de saída pela Rua General Câmara, que recebeu encascalhamento e se tornou uma possibilidade para aqueles que por ali transitam. O Secretário também lembrou que já foram recuperadas duas pontes no Rincão de São Pedro e uma, no Rio Ximbocu, está em processo de recuperação. Ele ainda lembrou de projeto para aquisição de caminhão com escada para o pessoal da iluminação pública, aquisição que talvez pudesse ser efetivada com recursos da Caixa Econômica Federal (R$ 750 mil).

Ao fim da entrevista, Luiz Carlos solicitou o apoio da comunidade, uma vez que, tomando como exemplo o caso do lixo, por vezes alguns problemas como entupimento de valos se dá pelo fato de haver lixo jogado em locais indevidos.