Secretário de Educação do Estado visita Santo Antônio das Missões e São Luiz Gonzaga

Mesmo com a chuva, o Secretário de Educação do Estado Jose Clovis de Azevedo, visitou durante a terça-feira (24) três instituições de ensino de abrangência da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Entrega de veículo para escola Achilino de Santis

A visita do secretário começou na E.T.E. Achilino de Santis, no município de Santo Antônio das Missões, onde realizou a entrega de um ônibus escolar. A diretora da escola, professora Naterce Andréia apontou a entrega do veículo como forma de melhorar aspectos técnicos, financeiros e administrativos da escola Achilino, pois ônibus é mais um recurso pedagógico que ajudará a cobrir as grandes distâncias de terra que a instituição possui.

Como antigo aluno e professor da E.T.E. Achilino de Santis, o Coordenador da 32ª CRE Ayrton Avila da Cruz, lembrou as diversas conquistas da instituição com o passar dos anos. O coordenador destacou a importância da entrega do ônibus e de equipamentos para escola na formação dos filhos dos trabalhadores rurais, que são integrantes fundamentais da nossa sociedade. Em sua segunda visita a escola, o Secretário Jose Clovis de Azevedo apontou o ônibus escolar como uma ferramenta de integração da escola, para aliar a teoria aprendida em sala de aula com a realidade que cerca a instituição. O secretário destacou também a importância de uma educação nas escolas do campo e técnicas que possibilitem ao aluno aprender a valorizar sua terra, o local onde vive.

Seção de terra para a UERGS

Em São Luiz Gonzaga, o secretário Jose Clovis realizou a entrega do documento de seção de terra da E.T.E. Cruzeiro do Sul para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Em sua fala, o reitor da UERGS Fernando Guaranha Martins, comentou a importância da construção da sede própria da universidade, fincando raízes em nosso município. Como coordenador da primeira comissão de fundação e primeiro reitor da UERGS, o secretário Jose Clovis lembrou o processo de implantação da faculdade no estado, as dificuldades enfrentadas para que a UERGS conquistasse seu espaço, atualmente colaborando com o desenvolvimento regional e possibilitando ao cidadão cursar o ensino superior.
Na ocasião, o Secretário de Educação anunciou a entrega de um ônibus para a E.T.E. Cruzeiro do Sul até o final do ano.

Inauguração oficial das instalações do NEEJA Paulo Freire

Ainda na terça-feira, foi realizada a entrega das novas instalações do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Paulo Freire. A diretora Sandra Mariza Teixeira destacou e agradeceu o papel dos alunos, da comunidade escolar e são-luizense para a conquista da sede própria da instituição. Em sua fala, o secretário parabenizou os alunos e os professores pela obtenção das novas instalações, apontando também o diferencial existente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual os educadores trabalham com alunos que já possuem o conhecimento da vida. O secretário Jose Clovis destacou também a importância da educação como instrumento de humanização, transformação e libertação do indivíduo, tudo através do conhecimento.