logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Santo Antônio das Missões em alerta contra a dengue

Compartilhe!

Tendo em vista a proximidade do verão 2014 – 2015 e o risco de uma epidemia de Dengue em Santo Antônio das Missões, por situar-se em uma região climática favorável a proliferação do mosquito transmissor dessa doença, a Vigilância em Saúde solicitaque os esforços sejam a partir de agora voltadas para controle efetivo desse vetor (Aedes Aegypti), para que em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde e os Agentes de Combate seja possível evitar essa doença na região.

A Vigilância em Saúde de Santo Antônio das Missões está em alerta com a ocorrência de novos casos de dengue e a febre Chikungunya(que é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti) no Brasil e, principalmente por causa da confirmação dos novos casos de dengue em outras cidades do Rio Grande do Sul e outros estados.

Para prevenir a dengue e a febre Chikungunya, que ainda não chegou no Município, mas o número de casos vem aumentando no país, é necessário que toda a população foque a atenção na eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti.

Sobre a febre Chikungunya

A febre Chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes albopictus os principais vetores. Os sintomas da febre são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue.
 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.