Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Reunião técnica marcou início dos trabalhos contra a dengue em 2014 com a parceria do exército

Compartilhe!

Na oportunidade, Comitê da Dengue agradeceu à Secretaria da Saúde e ao 4º RCB pelo bom trabalho desempenhado no ano passado, com a constatação de nenhum caso da doença em São Luiz Gonzaga

Na manhã desta terça-feira, na Secretaria Municipal da Saúde, foi realizada reunião técnica entre a Vigilância Ambiental, as agentes de campo da dengue e os soldados do 4º RCB que integram a equipe de trabalho e auxiliam as visitas junto às residências da cidade.
Contando com a presença do Comitê Municipal de Prevenção à Dengue, a reunião teve o objetivo de transmitir o agradecimento da Secretaria de Saúde e do Comitê ao trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti desempenhado em parceria com o exército no município, o qual, durante o ano de 2013, não apresentou casos de dengue.

PARCERIA – Visando fortalecer a parceria estabelecida com o 4º RCB, a secretária da Saúde, Ionara Comparsi de Moraes, agradeceu a disponibilidade do exército em auxiliar as agentes de campo durante períodos de visitações no ano passado. Segundo Ionara, a presença dos soldados do 4º RCB foi determinante para o sucesso da prevenção, respaldando o envolvimento dos colaboradores nos trabalhos de orientação, prevenção e eliminação de possíveis focos do mosquito.
O comandante do 4º RCB, tenente-coronel Carlos Alberto Klinguelfus Mendes, ressaltou a disponibilidade da corporação em auxiliar nos trabalhos, contando, para isso, com a colaboração da comunidade são-luizense quanto às orientações repassadas pelos agentes de campo. Com a inexistência de casos positivos da doença em 2013, o comandante do 4º RCB salienta a importância em continuar trabalhando a prevenção neste ano, principalmente, com os dias quentes que vêm se sucedendo. Desta forma, o 4º RCB disponibilizou novamente membros de seu efetivo para compor as duplas de visitação pelo período de um mês, justamente no período onde o controle dos focos requer uma atenção redobrada por parte da população.

AGRADECIMENTOS – Em seguida, o presidente do Comitê da Dengue, Carlos Sidnei Ferreira, juntamente com o ex-presidente Lauro Remus, entregaram ofícios de agradecimento à secretária da Saúde e ao comandante do 4º RCB pelo trabalho desempenhado no ano passado e renovando a parceria do comitê para este ano.
Logo após, o chefe da Vigilância Ambiental, Pedro Paulo Garcia de Araújo, salientou a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes, apresentando que, neste mês de janeiro, foram detectados apenas 17 focos do Aedes Aegypti, número relativamente baixo se comparado ao mesmo período de 2013, onde foram encontrados mais de 100 focos.

TRABALHO DE CAMPO – De acordo com o cronograma elaborado pela SEMSA, o trabalho em conjunto com o 4º RCB será realizado até o dia 28 de fevereiro. Após esta data, os militares retornarão às suas atividades no quartel, e as agentes de campo continuarão com o trabalho de campo, o qual tem o objetivo de concluir os ciclos necessários de visitação durante o ano e, consequentemente, evitar o surgimento de casos de dengue no município.