Reunião na ACI discutiu pleito por unidade de pesquisa em São Luiz Gonzaga - Rádio Missioneira - São Luiz Gonzaga - RS
55.99986.2313 (55) 3352-4141

PREVISÃO DO TEMPO

São Luiz Gonzaga
29 de novembro de 2013
55.99986.2313 (55) 3352-4141

Reunião na ACI discutiu pleito por unidade de pesquisa em São Luiz Gonzaga

29 de novembro de 2013 l 15:54
Materia atualizada: 29/11/2013 l 15:54




Compartilhe!

Representantes da Embrapa informaram que implantação de novas unidades não é possível; porém, parcerias com entidades e instituições possibilitam núcleos de apoio com utilização de estruturas já existentes
Na manhã desta quinta-feira, 28 de novembro, na Sala Odil Martins da ACI, foi realizada reunião entre o Executivo Municipal, ACI e representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. Com o objetivo de apresentar a demanda local da necessidade de aporte científico junto aos estudos das matrizes produtivas da região, o prefeito Junaro Figueiredo, o presidente da ACI Nilton Teixeira e o jornalista José Grisolia Filho conversaram com o diretor executivo e o chefe-geral da Embrapa sobre as características de produção agricola de São Luiz Gonzaga e do desenvolvimento que seria proporcionado com a implantação de uma unidade de pesquisa.
NECESSIDADES – Segundo o prefeito Junaro Figueiredo, por conta das adversidades climáticas e as variadas matrizes produtivas da região, torna-se imprescindível para o produtor conhecer o tipo de semente apropriada para o melhor cultivo da planta; desta forma, com o apoio técnico da Embrapa, o conhecimento científico torna-se um importante aliado para a consolidação da qualidade e desenvolvimento da produção local, principalmente, dos pequenos e médios produtores, os quais não possuem o aparato e aporte financeiro dos grandes produtores e, por isso, enfrentam severas dificuldades quanto ao plantio em épocas de variações climáticas severas para o plantio.
CARACTERÍSTICAS POSITIVAS – Este pensamento foi compartilhado pelo jornalista José Grisolia Filho, que ressaltou vários aspectos positivos para o pleito são-luizenese, como a ótima localização geográfica em relação aos demais municípios da região, a grande cobertura de pivôs que abastecem as propriedades, os recordes de produção de trigo e soja, e a estrutura disponível para atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pela Embrapa, como a área localizada na E.T.E Cruzeiro do Sul e o laboratório da URI/São Luiz criado para o curso de Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira, bem como espaço físico disponível na própria universidade para a unidade da Embrapa.
NÚCLEOS DE APOIO – O diretor-executivo da Embrapa, Waldyr Stumpf Junior, citou que o RS é o Estado onde a Embrapa mais possui estruturas atuantes, mas que precisam de divulgação entre os municípios. Neste intuito, ressaltou que a Embrapa, nos últimos anos, criou apenas quatro unidades de pesquisas no país; porém, a sua estratégia de atuação é fortalecer as entidades e instituições para a pesquisa. Desta forma, informou que não se faz viável, pelo seu alto custo, a implantação de uma unidade, que, a exemplo de outras existentes, possuem capacidade de manter 400 funcionários, dentre técnicos e engenheiros. Assim, ao invés de investir em novas unidades, a Embrapa proporciona parcerias com entidades para o trabalho de pesquisa, citando, desta forma, o modelo existente na região de Santa Rosa, na qual um convênio com a Fetag possibilita o acompanhamento periódico por técnicos da Embrapa nos estudos e projetos desenvolvidos na região. Por conta disso, ressaltou ser importante a divulgação desse serviço pelos pontos de apoio onde a Embrapa estabelece esta parceria.
ALIANÇAS REGIONAIS – Embora não tenha viabilidade neste momento, o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, destacou a importância de São Luiz Gonzaga focar neste pleito, principalmente, na criação de alianças regionais, uma vez que a municipalização do serviço não é possível. Neste objetivo, salientou que o núcleo de apoio de Santa Rosa atende à área de abrangência dos COREDEs Missões e Fronteira, e que a sua estrutura, bem como mão-de-obra técnica e científica, está à disposição dos municípios da região quanto ao fomento à pesquisa.
SEMINÁRIO EM SÃO LUIZ GONZAGA – Ao final da reunião, o prefeito Junaro Figueiredo e o presidente da ACI, Nilton Teixeira, confirmaram com o chefe-geral da Embrapa, Clenio Pillon, a realização de um seminário regional em São Luiz Gonzaga, o qual deverá ocorrer no mês de março do ano que vem. Como pauta, o encontro irá esclarecer dúvidas e apontar caminhos para o desenvolvimento de parcerias entre as instituições e entidades locais para implantação de núcleos de pesquisa em São Luiz Gonzaga.


Copyright 2018 ® - Todos os direitos reservados