logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Reunião da Macrorregional confirma Grito de Alerta para Ijuí em abril

Compartilhe!

Nesta segunda-feira, dia 16, foi realizada uma reunião da Macrorregional Missões Fronteira Noroeste, que reúne as regionais Missões I, Missões II, Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. O encontro foi no Centro de Eventos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Ijuí, às 9h, e teve como pauta principal o 4º Grito de Alerta. Foi confirmada a realização da mobilização para o município de Ijuí, e a data encaminhada para dia 2 de abril ou 24 de abril, a ser definida na Assembleia Geral da Fetag-RS, na próxima quarta, dia 18, em Porto Alegre.

O coordenador da Macrorregional, Agnaldo Barcelos, comandou a discussão, que além de outros dirigentes e assessores das regionais, contou com a presença do assessor de Políticas Agrícolas da Fetag-RS, Márcio Langer. O impasse entre as datas se deve ao fato de dia 2 ser no período de colheita, o que pode atrapalhar a participação dos agricultores, e o dia 24 ser dentro do período que será realizado o Grito da Terra Brasil (de 22 a 25). Sem chegar num consenso, a definição ficou para ser avaliada junto com os diretores da Fetag-RS na Assembleia Geral. Também começou ser encaminhada a pauta, que deve ser discutida nas regionais para ser fechada em fevereiro.

OUTROS ASSUNTOS EM PAUTA

Após os encaminhamentos do 4º Grito de Alerta, entrou em discussão o encontro da Comissão de Aposentados e Idosos Rurais, formada no Encontro Macrorregional de Aposentados, realizado dia 29, em Três Passos. Ficou definido que o grupo formado por três pessoas de cada regional e os assessores regionais se reunirá pela primeira vez no dia 5 de fevereiro, no STR de Santa Rosa.

Também entrou na pauta da reunião a formatura do Curso de Formação da Macrorregional, que será nesta próxima quarta-feira, 8h30, na Fetag-RS, em Porto Alegre, antes da realização da Assembleia Geral. Agnaldo apresentou a sugestão deixada no curso pelos participantes para que os dirigentes da Macro também façam um curso de formação semelhante, para discutir estratégias de desenvolvimento para a região. Ficou combinado que em janeiro serão estudadas datas para a realização do curso proposto.

Em pauta também na reunião estiveram a Reforma Agrária e o Programa Nacional de Crédito Fundiário. Será cobrado da Fetag-RS uma data do encontro sobre a Reforma Agrária pedido pela Macrorregional, no qual o Crédito Fundiário também pode ser discutido – este tema tinha sido o assunto principal da última reunião da Macrorregional realizada em Santo Ângelo, dia 31 de outubro.

Foi discutido ainda o excesso de comissões temáticas na Fetag-RS, o que a Macro acredita que atrapalha os resultados. Agnaldo se comprometeu em propor que as comissões sejam unificadas para ficar mais fácil de reunir.  A próxima reunião da Macrorregional será no dia 22 de janeiro, às 9h30, no Centro de Eventos do STR de Ijuí, tendo como assunto principal a pauta do 4º Grito de Alerta.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.