Reunião começa a definir perfil do Câmpus da UFFS em Ijuí

Compartilhe!

Aconteceu na tarde desta segunda-feira, 10, no Salão Farroupilha da Prefeitura de Ijuí, uma reunião sobre a Universidade Federal Fronteira Sul- UFFS.
Estiveram reunidos o prefeito Fioravante Ballin, prefeitos e representantes da região, membros do Comitê Pró- UFFS, lideranças regionais, empresários e representantes de movimentos sociais bem como vereadores de Ijuí e região.

O objetivo da reunião foi o de começar a se redefir o perfil do Câmpus que será instalado em Ijuí tendo em vista os ponderamentos do Reitor Jaime Giolo em reunião realizada em Ijuí no dia 20 de fevereiro.
O prefeito Fioravante Ballin em sua fala relembrou o histórico de luta da região para a instalação da UFFS.
Ele destacou que um projeto desta magnitude necessita de conversações com todas as lideranças da região e que se trabalhe de forma integrada para a realização do Câmpus.
“O Câmpus terá sede em Ijuí, mas não será apenas de Ijuí, será de toda a região e neste sentido temos uma série de desafios pela frente”, disse.
Ele ressaltou também que o município poderá disponibilizar recursos para contratação de uma pessoa que possa aprofundar os estudos e pesquisas sobre a instalação do Câmpus em Ijuí.
O Coordenador do Comité Pró-UFFS, João Pedro Fagundes ressaltou que acredita que após as colocações do Reitor Jaime Giolo na última reunião o desafio para a região seria trabalhar na área das tecnologias.
A vice-prefeita de Ajuricaba Velanir Bagolin comentou que Ijuí tem seu grande compromisso por ser sede da UFFS, mas que é necessário que todos os municípios da região se envolvam neste processo para a vinda do Câmpus.
“Não podemos nos acomodar, precisamos continuar na busca da consolidação do Câmpus na nossa região”, ressalta.
O Presidente da ACI, Walter Joel de Moura colocou a entidade a disposição para que se for necessário se faça uma pesquisa sobre cursos de interesse na região.
A representante de Panambi Nara Graeff destacou que para o município a proposta é de que o Câmpus tenha como prioridade a área tecnológica que é o que os estudantes mais procuram.
“A maioria dos jovens sai de Panambi e tem que buscar a graduação em Santa Maria. Queremos que eles possam ficar mais próximos, estudando em nossa região”, disse.
Além destas lideranças, outras também fizeram o uso da palavra como a Vereadora Rosana Tenroller, o membro do Cômite Antonio Cossetin, o Presidente do Sindicato dos Municipários Luciano Agostini, o Secretário de Educação de Bozano André Stochero, a Presidente do Cpers Ida Datmer, o senhor Claudio Eickoff o Prefeito de Joia Zé Roberto, a Secretaria de Educação de Ajuricaba Roseila Pretto, o empresário Juarez da Costa e o vice- prefeito Bira Teixeira.
Na oportunidade ficou definido que serão realizados micro seminários regionais para se tratar do tema e após um grande seminário regional para que seja definido em conjunto com a região que linha o Câmpus irá seguir.
Também será pensado uma manifestação pública em prol da UFFS reunindo os estudantes de Ijuí e região.
Já ficou agendada par ao próximo dia 19 de março, às 14h, uma nova reunião no Gabinete do prefeito Ballin, para se dar sequência aos encaminhamentos técnicos da vinda do Câmpus para o município.

Coordenador do Comitê avalia reunião

O Coordenador do Comitê Pró- UFFS João Pedro Fagundes concedeu entrevista ao Portal Ijui.com e avaliou positivamente a participação da região na reunião.
Ele destacou que a reunião reafirmou as áreas que já vem sendo trabalhadas pelo Comitê como prioritárias que são a educação, saúde e tecnologia.
João Pedro comentou que a intenção do Comitê é focar inicialmente a área das tecnologias e posteriormente nas expansões focar as demais áreas prioritárias.
Na entrevista ele destacou também que a intenção agora é convocar os estudantes para que participem mais ativamente do movimento em prol da universidade federal em Ijuí.