logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Representativa sindical de cooperativas foi tema de reunião

Compartilhe!

Representantes das direções dos sindicatos de empregados no comércio de Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa, Santiago, São Luiz Gonzaga, Sarandi, Tapera e Três passos estiveram reunidos na sede do sindicato da categoria em Santo Ângelo, para debater a questão da representatividade sindical dos trabalhadores em cooperativas. Esteve presente o Presidente em exercício da Fecosul, Rogério Gomes dos Reis.

Os dirigentes sindicais relataram exemplos de suas bases, onde sindicatos de outras categorias buscam entrar na base comerciaria, mais especificamente dos trabalhadores das cooperativas. Segundo Américo Fabrício Pereira, do Sindicato de São Luiz Gonzaga, que representa os trabalhadores da Coopatrigo, há uma disputa por vendedores de produtos veterinários, de insumos, dos supermercados e da sede administrativa. Para os dirigentes presentes, não há dúvida com relação ao enquadramento sindical destes trabalhadores, já que a atividade da cooperativa é a comercialização de produtos e portanto comércio.

Nesta reunião, tratou-se de uma estratégia para enfrentar a questão, que demanda uma articulação regional e uma iniciativa conjunta de todos os sindicatos de trabalhadores no comércio. Como encaminhamento, acontecerá um encontro entre os Assessores Jurídicos de todos os Sindicatos da região para articular ações legais sobre este tema. Além disso, as direções destes Sindicatos e a Fecosul farão movimentos institucionais para verificar o enquadramento sindical dos trabalhadores das cooperativas.

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.