Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Reitora Arisa anuncia avanços para Uergs e três novos professores para unidade de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

A reitora da Uergs, Arisa Araújo da Luz, concedeu entrevista no programa Cidade Alerta dessa quarta-feira. Na pauta da entrevista estava a frente parlamentar pró-Uergs, que foi criada há pouco tempo e já está conquistando avanços para a instituição, conforme destacou Arisa em seu comentário.

Segundo Arisa, na segunda-feira, dia 06, ocorreu audiência pública convocada pela deputada Manuela D’Avila para criar a referida frente e debater as questões da instituição. Devido a alguns cortes realizados pelo governo do Estado, atualmente a Uergs renegocia algumas concessões, sendo que algumas liberações estão sendo conquistadas e uma delas é a autorização para contratação de oito professores e sete funcionários.

Destes professores, três vão trabalhar em São Luiz Gonzaga. Um deles vai substituir a própria reitora, outro em substituição da professora Viviane e outro ocupará uma vaga que estava em aberto – posteriormente, quando abrir outras vagas, esta que foi ocupada na Região 4 terá que ser devolvida à região 1. Neste momento está sendo feito tudo para agilizar o cadastramento desses professores, para que os mesmos estejam aptos a trabalhar o mais breve possível.

Despesas

A frente parlamentar deverá se encontrar a cada 40 dias com dois representantes de cada uma das 24 unidades da Uergs. O trabalho será o de fiscalizar as liberações de recursos anunciadas. Segundo a reitora, a Uergs tinha orçado um valor de custeio de R$ 13 milhões e, com os cortes, esse recurso passou a ser de pouco mais de R$ 11 milhões. Ela destacou que, como reitora, não está se utilizando de diárias, priorizando a economia para que a Uergs possa atingir suas metas. Outras medidas estão sendo tomadas, mas Arisa ressalta que a reposição dos valores citados é muito importante para a Uergs.

Nova sede

Na ocasião da audiência um ônibus saiu da nossa região, transportando estudantes e professores das unidades de São Luiz e Três Passos, atitude que, segundo a reitora, fortalece a representatividade da Região 4. Sobre a possibilidade de construção de unidade da Uergs em São Luiz Gonzaga, são aguardadas novidades ainda para antes do mês de julho. Se tudo correr bem, no início de 2016 serão buscados recursos de emendas parlamentares para se iniciar a construção do prédio em São Luiz. Arisa garantiu que está engajada nesse pleito.