logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Recém-inaugurado, Museu Histórico das Missões abriga obra missioneira rara

Compartilhe!

Entre as obras expostas no acervo do Museu Histórico das Missões, inaugurado na semana passada em Santo Ângelo, uma destaca-se entre os visitantes. Trata-se da escultura missioneira de Nosso Senhor das Palmas. A arte sacra barroca jesuítico-guarani, elaborada há 300 anos nas reduções, representa Jesus montado em um jumento, entrando em Jerusalém por ocasião da Páscoa, simbolizado no Domingo de Ramos.

Segundo pesquisas do Programa de Pós-Graduação em História e Teologia da PUC-RS, a escultura foi um espólio da Guerra do Paraguai e permaneceu anos preservada em uma capela particular de uma família em São Borja. Em 2018, o irmão Edison Hüttner a encontrou em um ateliê em Porto Alegre, quando foram iniciadas as pesquisas.

A escultura, recentemente, foi adquirida pelo Museu Histórico das Missões e passou a integrar o acervo da instituição. As obras missioneiras que retratam Jesus Cristo montado em um jumento em sua entrada triunfal em Jerusalém são raras. Além de Santo Ângelo, outra escultura existente pode ser observada no Paraguai.

Na obra, conforme estudo da PUC, o corpo de Jesus foi esculpido e montado em partes, com pinos de madeira. O mesmo ocorre com a escultura do jumento. As duas orelhas foram encaixadas na cabeça do animal.

A obra é tão perfeita que possui, inclusive, equipamentos de montaria esculpidos, comsela sela, manta e barrigueira. Em cima da sela existe um pino de madeira, onde é encaixado a escultura de Jesus.

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.