logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Realizado primeiro encontro de formação do GT Educação Profissional

Compartilhe!

Nesta terça-feira (06) ocorreu no Salão de Atos da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) o primeiro encontro de formação do GT de Educação Profissional do Programa Interinstitucional de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira. A reunião contou com a participação dos professores de escolas técnicas de abrangência da coordenadoria, assessorados pela professora Teresinha Ferreira da 32ª CRE.

O Coordenador da 32ªCRE, professor Ayrton Ávila da Cruz recepcionou os professores, expondo detalhes organizacionais do plano de formação continuada, que será divida por áreas do conhecimento. O Coordenador destacou a importância da realização de um planejamento para escolas e de forma visionaria planejar como a instituição de ensino estará no futuro. Em sua explanação, a Coordenadora Adjunta e Pedagógica, professora Guiomar Terra realizou uma retomada sobre o ensino médio politécnico, que busca a formação ética, crítica e autônoma dos alunos, aliando a teoria e a prática durante o ensino. A professora Guiomar destacou a importância de motivar no aluno o prazer de estudar, tendo como ponto de partida a realidade integrando todas as áreas do conhecimento.

A formação foi ministrada pelo professor Marcelo Eder Lamp, do Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Santa Rosa, que esclareceu dúvidas sobre os próximos encontros do GT de Educação Profissional. O professor Marcelo afirmou que, mesmo não sendo fáceis, as grandes transformações acontecem quando encontramos obstáculos em nosso caminho, e os GTs de formação são uma grande transformação no cenário da educação na região macromissioneira. Durante a reunião, os professores das escolas técnicas compartilharam suas experiências e puderam sugerir temas para serem trabalhados nos próximos encontros. O GT de Educação Profissional tem como objetivo tematizar o mundo do trabalho como um princípio educativo dentro da educação profissional, aliando elementos como a pesquisa e a interdisciplinaridade.

O Programa Interinstitucional de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira é uma parceria entre as Coordenadorias Regionais de Educação (9ªCRE Cruz Alta, 14ªCRE Santo Ângelo, 17ª CRE Santa Rosa, 21ªCRE Três Passos, 32ª CRE São Luiz Gonzaga, 36ª CRE Ijuí) e instituições de ensino superior – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal Farroupilha (IF), Universidade Regional do Noroeste do Estado (UNIJUÍ), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI), Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Instituto de Educação Superior de Santo Ângelo(IESA) e Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) – para a realização de formações para os professores da rede estadual e municipal de educação dos municípios de abrangência das coordenadorias.
 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.