Foi no último programa Orgulho Gaúcho de 2013, que ocorreu o sorteio mais esperado do ano: a faca crioula Pedro Ortaça. Com mais de 120 ligações em um só programa, que tem duração de uma hora, o sorteio estava sendo anunciado há meses.
O ganhador do prêmio, o capataz da Fazenda Piratini de Bossoroca, Jorge Gomes, não pode vir a São Luiz Gonzaga retirar a faca, mas enviou um representante, que recebeu o presente das mãos de Dom Ortaça na última segunda-feira (06).
A faca é uma relíquia para colecionadores e para todos que apreciam o metal nobre. Feita com aço cirúrgico e cabo de madeira Jacarandá, da Bahia, possui excelente empunhadura. É uma edição limitada e numerada, com apenas 1.000 exemplares. Ela acompanha uma bainha em couro e uma caixa de madeira personalizada.
O programa Orgulho Gaúcho é apresentado pela Família Ortaça ao vivo todos os domingos, das 12h às 13h, na Rádio Missioneira. Fãs de todos os municípios da região, estado e do país acompanham o programa. Ligações e recados de outros países da Europa e Estados Unidos também já foram registrados no Orgulho Gaúcho.
No programa, além de falar sobre o cultura missioneira, são tocados os sucessos de Pedro Ortaça, Gabriel e Alberto Ortaça, pedidos pelos ouvintes. Surpreende o número de ligações em cada programa, com uma média de 100 ligações por domingo, além dos recados no site da emissora e no Facebook dos apresentadores e da Rádio Missioneira. Em todas as edições do Orgulho Gaúcho, são sorteados prêmios aos ouvintes, como DVDs, CDs, camisetas e revistas da Família Ortaça.
O programa pode ser ouvido através da frequência 1010 ou pelo site www.radiomissioneira.com.