O presidente do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, Maurício Caíno, concedeu entrevista no programa Jornal da Manhã desta segunda-feira. Ele falou sobre a prorrogação no prazo para entrega do cadastro ambiental rural, conforme publicação no diário oficial na quinta-feira, dia 30. A medida deverá ser oficialmente anunciada hoje pela ministra da Agricultura Kátia Abreu.
O entrevistado considerou a prorrogação como muito importante, pois agora o produtor terá todo o ano pela frente para se cadastrar de forma correta. Entretanto, para se proceder com o cadastro de forma correta, ainda deve sair uma regulamentação acerca do bioma Pampa, pois hoje não há diferenciação entre o Pampa e a Mata Atlântica. Essa falta de diferenciação acarreta em problemas para se definir questões de desmatamento, confundindo territórios do Pampa, onde o campo aberto é característico, com áreas onde antes havia Mata Atlântica e posteriormente sofreram desmatamento.
Caíno solicitou que os proprietários esperem até que a regulamentação seja feita. Cada proprietário deverá ver como sua área será enquadrada. Como o Sindicato Rural é uma entidade promotora da Expo São Luiz 2015, Caíno já incluiu a pauta do cadastro ambiental rural na programação do evento. Segundo o Presidente do Sindicato, durante a feira, que ocorre de 30 de setembro a 4 de outubro de 2015, haverá oficinas e palestras sobre o tema.
O presidente também falou a respeito da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que iniciou neste mês de maio. Maurício orientou que os produtores que não recebem suas doses pelo Pronaf comprem as doses de vacina o quanto antes e também façam a declaração anual do rebanho. A falta de atualizações como essas podem interferir diretamente na comercialização dos animais dos produtores.