O prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, concedeu entrevista no programa Jornal da Manhã de hoje. Em sua participação ele falou sobre a situação cada vez mais crítica da ERS 165, que liga Rolador a São Luiz Gonzaga e também a Cerro Largo, situação que traz perspectivas de mais gastos, não só para o poder Executivo do referido município, mas também para a comunidade como um todo.
Na quinta-feira passada, Peixoto esteve reunido com o secretário de Transportes do Rio Grande do Sul, Pedro Westphalen. O prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, e lideranças da região também estavam presentes. O Prefeito de Rolador saiu do encontro sem muito o que comemorar. Segundo Paulo Peixoto, foi colocado ao Secretário de Transportes que a obra foi abandonada, sem ninguém ter assumido a responsabilidade pela mesma. Os trabalhos já realizados não apresentam cobertura, a safra de soja está aí e nenhuma solução foi apresentada pelo Secretário.
Após a reunião com Westphalen, ocorrida em Porto Alegre, Peixoto disse que foi até a cidade de Santa Rosa, onde foi feito contato direto com o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem, o Daer. Nesse encontro os visitantes buscavam uma “solução” para o problema, porém, como a única solução aceitável seria o reinício da obra ou recapeamento geral, as perspectivas dos representantes da região missioneira seguiram na mesma.
Risco da empresa abandonar a obra
Segundo Paulo Peixoto, caso a empresa Conterra abandone de vez a obra e tenha que ser feita nova licitação, aí o cenário ficaria ainda mais complicado. Atualmente as lideranças da região estão fazendo aquilo que podem: buscar soluções junto às autoridades competentes. A situação precária das obras na rodovia está sendo registrada com fotos, que são enviadas aos órgãos competentes. Também está sendo comunicado que, atualmente, até os produtores locais estão se empenhando por conta própria na recuperação de trechos da estrada, com tratores, arados etc., fazendo o que podem para escoar sua produção.
Nesta situação difícil, neste período do ano, vale destacar o trabalho que está sendo empreendido pela Administração Municipal de Rolador, por meio de pastas como a de Obras, com trabalhos em estradas do interior, e de Saúde, com serviços de prevenção à dengue. Sobre as estradas, Peixoto disse que está sendo investido cerca de R$ 1milhão no recapeamento de estradas de Rolador. Ele também ressaltou a preocupação da Secretaria de Saúde com o combate à Dengue. Na semana passada havia quatro casos suspeitos de dengue no referido município, mas, segundo o Prefeito, um já foi descartado. Paulo Peixoto também parabenizou as equipes participantes do Campeonato de Futebol 7 de Rolador, que teve sua partida final disputada no sábado, entre o Misto A da Igrejinha e Unidos do Passo Novo. O Unidos ficou com o título de campeão.
O Prefeito finalizou a entrevistas dizendo que estava na capital do Estado e que logo mais estaria se deslocando até a Casa Civil, onde teria agenda a cumprir com o deputado Marcio Bilochi, para continuar reivindicando soluções para a ERS 165.