A Rádio Missioneira recebeu diversas ligações de ouvintes do município de Garruchos, reclamando sobre a falta do transporte escolar para os alunos do Ensino Médio. As aulas iniciaram há algumas semanas, porém alguns dos alunos não possuem condições de ir até a escola sem o transporte.
Em entrevista ao Cidade Alerta de hoje, o prefeito Carlos Cardinal explicou a situação do transporte. Disse que a obrigatoriedade do transporte do ensino médio é exclusiva do estado. Durante anos o município realizou o transporte dos alunos, porém no ano passado foi tomada a decisão de não realizar o transporte.A decisão foi passada à comunidade em reuniões realizadas com os pais e alunos.
Segundo Cardinal, a solução encontrada para resolver o impasse, caso a 35° CRE não disponibilize o transporte, seria de criar o Ensino Médio diurno em São José Velho.Os alunos teriam aula pela manhã e seriam transportados pelo município, que já realiza o roteiro para buscar os alunos do ensino fundamental. O ensino médio noturno na sede continuaria normalmente atendendo os alunos do Centro e arredores, que não necessitam de transporte.
Uma reunião para tratar da criação das novas turmas foi marcada para a próxima sexta-feira, com a presença do diretor do Departamento dos Municípios, que visitará Garruchos. ‘’Espero que eles aceitem a nossa proposta de resolver o impasse com a criação do ensino médio em São José Velho, essa é a nossa expectativa’’,destacou. Carlos finalizou a entrevista dizendo que os pais dos alunos poderão procurar a Promotoria e consultar de quem é a responsabilidade do transporte.