A irrigação está cada vez mais presente nas propriedades de agricultores familiar no Noroeste gaúcho. A divulgação das políticas públicas em reuniões e em dias de campo despertou grande interesse dos produtores na construção de reservatórios e na instalação de sistemas de irrigação de pequeno e médio porte. Para tanto, produtores tem buscado a Emater/RS-Ascar, principal executora destas políticas no Rio Grande do Sul, para orientações e elaboração de projetos.
Nos últimos anos, na região administrativa de Santa Rosa, a Emater/RS-Ascar elaborou projetos que culminaram na construção de mais de 420 microaçudes e de 22 cisternas. Já estão em funcionamento 137 sistemas de irrigação, conquistados por meio do Programa Mais Água, Mais Renda, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA), e do Programa Irrigando a Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
Dos sistemas instalados, 75,9% são para a produção de pastagens perenes na atividade leiteira e 16,78% para grãos, onde se destaca o milho atingido com 13,86% dos projetos. As frutas e hortaliças juntas correspondem a 7,32% dos projetos.
O investimento total feito pelos produtores no ano de 2013 soma R$ 3.517.418,56, com subvenção de aproximadamente 30% dos programas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de irrigação, engenheiro agrônomo Marco André Junges, esclarece que a proposta de trabalho da Instituição ao participar da operacionalização do Programa de Irrigação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – PRO IRRIGAÇÃO – é contribuir com a reservação de água através da elaboração de projetos e do acompanhamento da construção de açudes, sistemas de irrigação, micro açudes e cisternas. Aliado a isso, orienta-se a respeito da conservação dos reservatórios, do adequado manejo dos sistemas e das culturas irrigadas.
Para qualificar o trabalho realizado os técnicos participam de capacitações em dimensionamento de açudes, utilização de equipamentos e elaboração de projetos. Na região de Santa Rosa, todos os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar receberam equipamentos como conjuntos de nível, régua e tripé, GPS e novos computadores.