Paulo Pires falou hoje como presidente da Fecoagro no Jornal da Manhã

Hoje recebemos a visita no Jornal da Manhã do novo presidente da Fecoagro. Paulo Pires foi eleito por aclamação ontem na reunião realizada em Cruz Alta. Segundo Paulo Pires o cargo que assumiu é um desafio, pois a situação das cooperativas neste momento é de mobilização e de diferenças. Citou o exemplo da nossa Coopatrigo que hoje comemora ótimos resultados, possui solides e esta se expandindo e outras cooperativas que estão atravessando inúmeras dificuldades. Na nossa região temos exemplos desta situação.

A Cotrijui e outras cooperativas precisam de um plano para a sua recuperação financeira. Afirmou que não estão pedindo dinheiro a fundo perdido, mas sim uma ajuda do poder publico para viabilizar esta situação. A Fecoagro vai trabalhar no intuito de auxiliar na busca de alternativas para que isso venha a ocorrer. Um programa do Governo Federal nos moldes do BNDS PAR que coloca dinheiro na iniciativa privada em forma de ações, pode servir de modelo para ser adaptado e implementado nas cooperativas do Estado e do País que esteja necessitando deste apoio.

Paulo Pires disse que relutou muito em aceitar o convite, mas devido à insistência do presidente da Ocergs Vergílio e o próprio Rui Polidoro não o deixaram alternativa a não ser de aceitar este desafio. Junto com o novo presidente foi empossado ontem um novo conselho que pretende dar a sustentação necessária a esta nova diretoria, que terá ainda na vice-presidência o ex-presidente Rui Polidoro.

Paulo Pires encerrou a entrevista agradecendo a família pelo apoio e os associados da Coopatrigo que acreditaram na sua cooperativa e por isso veio a assumir este cargo. Confirmou também que no dia 15 de abril em chapa única deverá ser eleito secretario geral da Ocergs, a qual abrange outros segmentos do cooperativismo. No Estado do Rio Grande do Sul, são 62 cooperativas que fazem parte da Fecoagro. A diretoria da entidade tem como vice-presidente Rui Polidoro Pinto e como diretor superintendente Tarcísio José Mineto.