O município de São Luiz Gonzaga é uma das cinco bases, no Estado, da Operação Protetor de Divisas e Fronteiras, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na região, as ações têm como foco as margens do Rio Uruguai, com a atuação de policiais capacitados para essa missão. O trabalho é direcionado, por exemplo, a impedir que drogas, armamento e contrabando ingressem no território nacional.
As atividades, no âmbito desse sistema de auxílio à Polícia Federal e ao Exército Brasileiro, têm importância compreendida como de vital somatório, conforme o coordenador da operação no Rio Grande do Sul, pela Polícia Civil, delegado Jader Duarte.
“Temos poucos policiais e cidades distantes. Essa operação acaba auxiliando as delegacias locais na repressão de todo o tipo de crime”, reforça a autoridade policial ao mencionar que, assim, além da atuação da Draco, com seu trabalho regionalizado, há uma diminuição na carência de efetivo e de recursos, com as diárias sendo direcionadas pelo governo federal.
Os resultados, conforme o também delegado regional da 27ª região policial, são positivos. “Tivemos, no final de semana, uma ação na cidade de Roque Gonzales, onde a operação foi muito importante. Ao longo dessa semana que passou, foram várias prisões realizadas com apoio, com a ação, desse grupo da Protetor. Então ela vem muito bem, em um momento correto dando sequência ao trabalho que era muito bem feito”, menciona o delegado que assumiu recentemente a coordenação da operação no RS, por essa polícia judiciária, destacando também os resultados que vinham sendo apresentados, com destaque em nível, inclusive, nacional.
Francine Boijink/ Rádio Missioneira
Foto: Francine Boijink/Rádio Missioneira