Oficial do 14° BPM participa do Curso de Gerenciamento e Controle de Fronteiras

Nas duas últimas semanas o Capitão do 14° BPM, Eduardo dos Santos Brum ficou afastado de suas atividades junto ao 14o BPM, tendo em vista que esteve na cidade de Cuiabá-MT, realizando curso de aperfeiçoamento. O curso Bordel Control Management desenvolvido pelo Escritório de Assistência Antiterrorismo (ATA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos (DEA) teve como objetivo preparar os profissionais com técnicas e ferramentas internacionais de segurança na fronteira para planejar, organizar e gerenciar operações fronteiriças. O curso integra o programa de capacitação de segurança em grandes eventos, oferecido pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça.

De acordo com o coordenador local do curso, Major PM Alessandro Souza Soares, a proposta “é promover a interação entre os militares de vários estados e de diferentes instituições da Segurança, como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, e Polícia Federal, facilitando o desenvolvimento das estratégias em relação a Segurança na Fronteira”.

Segundo o Major, “os alunos tiveram instruções com relação ao planejamento estratégico, operacional e análise de riscos, através de uma didática onde puderam associar teoria e prática, com isso Cuiabá e os demais estados estarão desenvolvendo um melhor trabalho em relação a Segurança na Fronteira”.

De acordo com o instrutor líder do Departamento de Segurança Diplomática da Embaixada dos Estados Unidos, Steave Eaton, “a meta foi ensinar a integração entre as instituições que trabalham na fronteira em busca de melhores resultados e aumentar os conhecimentos adaptados à realidade de cada estado. Para Steave, “as respostas que os alunos trouxeram nas atividades estão acima da média. Eles (os alunos) foram dedicados e competentes além de cumprirem com todos exercícios propostos”.Além do curso foram realizadas visitas técnicas a pontos estratégicos da fronteira do Mato Grosso.

O capitão Brum visitou na cidade de Cáceres, MT, o C3I, onde funciona uma central de video-monitoramento semelhante à que será instalada, com recursos do ENAFRON, no município de São Luiz Gonzaga. Além disso, foi visitado o GEFRON, Grupo Especial de Fronteira de MT e Porto Esperidião, município que fica na fronteira Brasil-Bolívia.

Ele também fez visita ao Comando Regional II, com área de atuação em Várzea Grande – MT, sob Comando do Cel Paredes e também à 2a Cia de Políciamento do 4o Batalhão em Várzea Grande.

Participaram do Curso de “Gerenciamento de Controle de Fronteira”, vinte e sete profissionais de segurança das Polícias Militar, Polícia Judiciária Civil (PJC), Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Polícia Militar (PM), dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Distrito Federal, Paraná e o Rio Grande do Sul esteve representado pelo Cap Brum.