logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Obra de asfaltamento às Ruínas de São Lourenço está paralisada

Compartilhe!

Iniciadas no mês de maio, as obras de asfaltamento do acesso às Ruínas de São Lourenço Mártir, no interior de São Luiz Gonzaga, estão paralisadas. Em entrevista para o programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta terça-feira (2), o prefeito Sidney Brondani destacou que a situação ocorre em virtude de uma intervenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela administração do Sítio Arqueológico onde estão as ruínas da antiga redução.

Segundo Brondani, o órgão inicialmente exigiu, ainda durante o processo de licitação, que a empresa vencedora contasse com a presença de um arqueólogo para acompanhar a obra de terraplanagem por pelo menos um mês. Agora, segundo o prefeito, a exigência do Iphan é que o profissional seja contratado por um ano e acompanhe a obra em toda a sua extensão, desde o entroncamento com a BR 285.

A medida se faz necessária devido à possibilidade de se encontrar vestígios da antiga redução. O Sítio Arqueológico de São Lourenço é tombado pelo Iphan como Patrimônio Nacional desde 1970.

Segundo o prefeito, a documentação necessária já está sendo providenciada. Brondani também informou que conversou com o  superintendente estadual do Iphan, Leonardo Maricato, o qual informou que os técnicos do órgão já estão elaborando uma nova minuta e a empresa vencedora da obra está elaborando um novo projeto, buscando a autorização para a retomada da obra.

Sidney acredita que, dentro de 15 dias, a situação será resolvida. Serão investidos aproximadamente R$ 10 milhões no trecho. O projeto está sendo executado pela empresa Carpenedo & CIA Ltda, de Santa Rosa. O mesmo entrave que está ocorrendo em São Lourenço, se repete nas obras de acesso ao Sítio Arqueológico de São João Batista, na divisa de Entre-Ijuís e Vitória das Missões. 

Rádio Missioneira 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.