Iniciadas no mês de maio, as obras de asfaltamento do acesso às Ruínas de São Lourenço Mártir, no interior de São Luiz Gonzaga, estão paralisadas. Em entrevista para o programa Jornal da Manhã na Missioneira FM 94.9 nesta terça-feira (2), o prefeito Sidney Brondani destacou que a situação ocorre em virtude de uma intervenção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pela administração do Sítio Arqueológico onde estão as ruínas da antiga redução.
Segundo Brondani, o órgão inicialmente exigiu, ainda durante o processo de licitação, que a empresa vencedora contasse com a presença de um arqueólogo para acompanhar a obra de terraplanagem por pelo menos um mês. Agora, segundo o prefeito, a exigência do Iphan é que o profissional seja contratado por um ano e acompanhe a obra em toda a sua extensão, desde o entroncamento com a BR 285.
A medida se faz necessária devido à possibilidade de se encontrar vestígios da antiga redução. O Sítio Arqueológico de São Lourenço é tombado pelo Iphan como Patrimônio Nacional desde 1970.
Segundo o prefeito, a documentação necessária já está sendo providenciada. Brondani também informou que conversou com o superintendente estadual do Iphan, Leonardo Maricato, o qual informou que os técnicos do órgão já estão elaborando uma nova minuta e a empresa vencedora da obra está elaborando um novo projeto, buscando a autorização para a retomada da obra.
Sidney acredita que, dentro de 15 dias, a situação será resolvida. Serão investidos aproximadamente R$ 10 milhões no trecho. O projeto está sendo executado pela empresa Carpenedo & CIA Ltda, de Santa Rosa. O mesmo entrave que está ocorrendo em São Lourenço, se repete nas obras de acesso ao Sítio Arqueológico de São João Batista, na divisa de Entre-Ijuís e Vitória das Missões.
Rádio Missioneira