logo-nova

Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Número de desabrigados cai pela metade em municípios atingidos pelas chuvas

Compartilhe!

Após uma semana de sol, muita solidariedade dos gaúchos e diversas ações por parte do Governo do Estado e dos municípios atingidos, o número de pessoas retornando para suas casas é cada vez maior a cada dia, conforme relatório divulgado pela Defesa Civil estadual nesta segunda-feira (14).

O número de desabrigados e desalojados no Estado, que ficou próximo de 22 mil entre a última semana de junho e a primeira de julho, hoje é de 7.881. Destes, 711 seguem desabrigados e outros 7.170 desalojados (em casas de parentes e amigos) nos 135 municípios com situação de emergência já homologados pelo governo estadual. Outras duas cidades, Iraí e Barra do Guarita, estão com situação de calamidade pública decretadas. No total, 163 municípios relataram problemas por conta da instabilidade climática.

Atingidos
A Fronteira Oeste é a região que apresenta situação mais preocupante. As cidades com o maior número de pessoas fora de casa são Itaqui, Uruguaiana e São Borja. O sol desta semana sem chuvas dá um alento às famílias. De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Flávio Varone, os dias devem seguir iluminados até o final de semana.

Recursos
O Governo do Estado liberou, na quinta-feira (10), R$ 5,3 milhões para a área da saúde aos municípios atingidos. O valor é referente ao pagamento da parcela da Política de Incentivo Estadual à Qualificação da Atenção Básica à Saúde (Pies). Também na quinta, o Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) as
Portarias nº 177 e nº 178, de 08/07/2014, com o reconhecimento sumário da situação de emergência em 124 municípios e de dois em calamidade pública.

O decreto estadual coletivo de emergência foi publicado e enviado pelo Governo do Estado na quinta-feira (3) e atualizado no início da semana passada. Com o reconhecimento da União, os municípios têm prazo de 10 dias para entregar a documentação detalhada do plano de reconstrução para que o repasse de recursos federais seja acelerado. O Executivo estadual já entregou ao Ministério da Integração Nacional a primeira parte da documentação necessária.

O Estado solicitou a transferência de R$ 19 milhões em recursos para apoio aos municípios atingidos pelas enchentes das últimas semanas. Para complementar as informações que estão sendo enviadas ao Ministério da Integração, o governo gaúcho realizou uma reunião de trabalho com representantes dos 126 municípios listados no decreto coletivo de emergência (Decreto nº 51621 de 07/07/14) na sexta-feira (11), no Palácio Piratini.

Ações
No momento, o Governo do Estado, em parceria com as cidades atingidas, está na fase de auxílio emergencial às famílias e aos municípios. Tão logo todas as famílias retornem às suas residências, e o Governo Federal se manifeste sobre o relatório de danos enviado pelos municípios, serão efetuadas novas ações para minimizar os danos sociais e econômicos.

São elas:

1) Ações Emergenciais (que já estão sendo executadas);
2) atendimento às pessoas;
3) atendimento aos municípios;
4) atendimento aos empreendedores;
5) atendimento aos agricultores.

 

 

IMPORTANTE: Não autorizamos a reprodução de conteúdo em outros sites, portais ou em mídia impressa, salvo sob autorização expressa.