Nesta terça-feira (21) é comemorado o Dia do Policial. Uma profissão apaixonante, como definem os próprios profissionais da área. Apesar de enfrentar perigos e desafios diários, os policiais são comprometidos com sua função de servir e proteger à comunidade.
A reportagem da Rádio Missioneira conversou com o inspetor da Polícia Civil, Edison Ricardo Lisboa. Ele falou sobre os desafios da profissão, que neste ano, em especial, luta para manter o que já foi conquistado ao longo do ano.
O policial destacou o risco de atraso de salários e outras questões financeiras preocupam a classe. A data de 21 de abril é aguarda por vários profissionais pelas promoções. Neste ano, porém, não há promoções, devido à crise financeira do atual governo. A última promoção ocorreu em dezembro do ano passado.
Outra medida tomada pelo atual governo Sartori para conter a crise financeira, a restrição à contratação de novos concursados, é motivo de insatisfação na corporação. No momento, são 650 aprovados estão em condições de serem chamados para o período de seis meses na Acadepol, podendo depois assumir funções na Polícia Civil, que está com o quadro funcional defasado.No interior, as mobilizações devem ocorrer nas Delegacias de Pronto Atendimento (DPPA).
Essas e outras reivindicações são pauta de uma mobilização, marcada para a próxima terça-feira, dia 28 de abril. Segundo Lisboa, os policiais locais deverão aderir ao movimento.