Neiva Terezinha Genro Ojopi foi homenageada pela Câmara de Vereadores

Na tarde desta segunda-feira (31 de março) ocorreu a entrega da láurea “Mulher de Vanguarda” 2014, junto ao plenário da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga. A homenagem lotou as dependências do poder legislativo do município. A mesa que coordenou os trabalhos foi composta pelo presidente da câmara de vereadores – Reni Rodrigues Lopes; secretária da mesa – Maria de Lourdes Pereira Matzenbacker; vice-prefeito – Mário Trindade; presidente do CONDEMULHER – Ana Carla Ribas e homenageada Neiva Terezinha Genro Ojopi.

A vereadora Eni Araújo Malgarim realizou o pronunciamento em nome de todos os vereadores. Eni destacou a trajetória de vida da homenageada, em muitos momentos, e em vários lugares. Disse assim: “Neiva colocou cortinas brancas nas janelas de sua casa em São Nicolau, alimentou os pássaros que não precisaram de gaiolas para alegrar o amanhecer, conviveu com o povo humilde e trabalhou na educação e saúde. Veio para são Luiz Gonzaga e aqui construiu a sua vida numa bonita trajetória, onde o coletivo ganha força e destaque”.

A vereadora ao longo de sua fala destacou o processo de lutas das mulheres por direitos e para ter seu espaço reconhecido na sociedade: “Entender que a verdadeira democracia é a superação da subapresentação das mulheres, considerando que a luta pela emancipação é estratégica na sociedade democrática, é uma das bandeiras do século XXI”.

– A trajetória da nossa homenageada nestes 50 anos passados registra a participação como estudante engajada nas lutas democráticas, a vivência de 25 anos como educadora da disciplina de Biologia, uma atuação forte como sindicalista, trabalhadora na área da saúde, apoiadora da cultura e da arte e como presidente da subseção da OAB –SLG -, declarou Eni.

Ao concluir sua fala a edil afirmou: “Viva as Mulheres! Uma longa vida a democracia, às liberdades, aos direitos humanos. Parabéns Mãe, educadora, sindicalista, apoiadora das crianças e adolescentes, da cultura, da arte, da solidariedade, advogada, a nossa MULHER DE VANGUARDA 2014”.

Ao utilizar o espaço da tribuna popular, Neiva, agradeceu a homenagem, destacando a emoção que sentiu ao receber a notícia. Seu discurso foi pautado na importância da mulher em nossa sociedade, e de como podemos contribuir para que os direitos das mesmas sejam assegurados.

A homenageada agradeceu sua família, amigos e colegas de profissão pelo apoio constante na realização de suas atividades cotidianas. Reafirmou seu compromisso de continuar a trabalhar em prol das entidades do município. Neiva recebeu a láurea da vereadora Maria de Lourdes Matzenbacker, assim como flores da vereadora Carina Cassol.