Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Maio é mês de vacinação contra aftosa

Compartilhe!

O zootecnista da Inspetoria de Defesa Agropecuária de São Luiz Gonzaga, Deodoro Dorneles, falou sobre o andamento da vacinação contra a febre aftosa em sua participação no programa Jornal da Manhã desta terça.

Doro Dorneles iniciou falando a respeito dos diferentes públicos abrangidos pela campanha, que se estende durante todo o mês de maio. Produtores que possuem até 30 cabeças de gado e que são enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, recebem suas doses de forma gratuita, enquanto os proprietários de mais de 30 cabeças devem comprar suas doses.

Neste ano, a principal mudança se deu apenas no número de doses gratuitas, o que, segundo pesquisa feita pelo Estado, irá trazer impacto, porém, nada que prejudique o resultado da campanha ou as pessoas que trabalham no decorrer da mesma, como os vacinadores comunitários, responsáveis por vacinar o gado pronafiano. Segundo o entrevistado, 90% dos municípios da 17ª Supervisão Regional contam com vacinadores comunitários.

Doro não arriscou dar um número preciso sobre a quantidade de bovinos e bubalinos que serão vacinados, lembrando que, nesta campanha, devem ser imunizados animais de todas as idades. O zootecnista ainda orientou para que os produtores que vacinarem seu gado não joguem fora o material utilizado após a aplicação.