Rádio Online

Clique e confira

(55) 3352-4141

Fale conosco!

Rua Júlio de Castilhos 2236, Centro, São Luiz Gonzaga, RS

Lideranças e autoridades participaram da Segunda Etapa do Planejamento Estratégico de São Luiz Gonzaga

Compartilhe!

 

Reunião de Sensibilização e Preparação ocorreu na noite desta quinta-feira (09), junto ao Salão de Atos da URI/SLG. E contou com a presença expressiva da comunidade local.

 

O Prefeito, Junaro Rambo Figueiredo, manifestou-se durante a abertura da reunião, destacando a importância da conclusão deste projeto, o qual é determinante para o traçado de metas para São Luiz Gonzaga. Segundo o Prefeito, ao fim de todas as etapas do planejamento, teremos um parecer técnico das deficiências do nosso município. E ainda, alternativas de solucionar esses problemas.

 

A Coordenadora do Planejamento Estratégico, Professora Sonia Bressan Vieira, realizou um breve relato das atividades realizadas até o momento e explicou as que ainda serão realizadas. Agradeceu a presença constante de todos e o comprometimento das lideranças de São Luiz Gonzaga. Sonia, afirmou que o caminho é longo, desafiador para a comunidade envolvida, mas ao mesmo tempo é um privilégio a oportunidade de decidir e trabalhar por São Luiz, sendo um esforço que vale a pena.

 

Uma forma de demonstrar as potencialidades culturais e artísticas da cidade é divulgar seus artistas, sua música, dança e poesia. E como já havia sido realizado no primeiro encontro, nesta segunda etapa os presentes acompanharam uma bela apresentação. Vânia Coimbra, acompanhada pela gaita de Jarbas Nadal cantou duas músicas do cancioneiro popular das Missões, entre elas, "Rio de Minha Infância", letra de Apparício Silva Rillo.

 

Homenagem

O jornalista, Jose Grisoli Filho, conduziu a apresentação da palestrante, sendo que durante sua fala, Grisolia destacou o trabalho incansável da Professora Sonia Bressan, que está à frente deste projeto com aval do executivo de São Luiz Gonzaga. Grisolia, lembrou-se da grande figura pública que foi o pai de Sonia, Sr. Olinto Bressan, o qual, como prefeito da cidade em 1964, realizou valorosas ações e deixou como descendentes duas professoras Sonia e Denise Bressam, as quais herdaram de seu pai o espírito empreendedor e atuam de forma incansável no prospecto de atividades que auxiliam no desenvolvimento de São Luiz Gonzaga.

 

 

O trabalho de Maude Cellupi

Após, teve início a fala de Maude Raquél Celuppi Piva, Psicóloga, com especialização em Recursos Humanos e Formação em Dinâmica de Grupo. Em 1997, estudou na Escuela Superior de Turismo de Baleares Palma de Mallorca – Espanha, especializando-se em Direccion y Gestion de Hoteles, Agencias de Viajes y Urbanismo. Em sua vida profissional atua em várias frentes, entre elas: Planejamento estratégico, Cooperação, Desenvolvimento de Métodos, Condução de Grupos, Gestão de Pessoas. No SEBRAE sua consultoria atende todo o Brasil, divida em vários projetos de planejamento.

Maude, dividiu os presentes em grupos de trabalhou, solicitando o debate. Com essa forma, foi possível conscientizar sobre a importância do planejamento e de que forma ele deve ser desenvolvido, quais fatores são determinantes para sua conclusão e quais alimentam suas potencialidades.

 

A palestrante trouxe Cases de seu trabalho, como troca de experiências. Conversou sobre suas ações no SEBRAE, em varias frentes, como planejamento de Usinas Hidrelétricas. Maude, explicou sobre a busca de recursos públicos, suas possibilidades. Mas informou que somente com planejamento e gestão de projetos é possível buscar essas alternativas. A palestrante se colocou a disposição de São Luiz Gonzaga para ajudar no que for possível e parabenizou pela inciativa.

 

Comitês

O Comitê Gestor do projeto "Planejamento Estratégico de São Luiz Gonzaga" é composto pelo Prefeito Junaro Rambo Figueiredo, Professora Sonia Bressan Vieira da URI São Luiz Gonzaga- Coordenadora do Projeto, Vereadora Maria de Lourdes Matzembacker da Câmara Municipal de Vereadores, Maurício Caíno do Sindicato Rural, Nilton Teixeira – ACI – Associação Comercial e Industrial – ACI, José Grisólia Filho – Imprensa e Nelson Faleiro SINDILOJAS. Ao longo do projeto serão formados os demais Comitês de trabalho envolvendo as diferentes áreas de atuação como a SOCIAL- educação, saúde, justiça e segurança, assistência social, cultura, arte, esporte e lazer; a área ECONÔMICA- setor primário, setor secundário, setor terciário, mercado de trabalho, comércio exterior; a de INFRAESTRUTURA- saneamento básico (água, lixo, esgotamento sanitário), energia, comunicação, vias e meios de transporte, habitação e urbanismo, meio ambiente; a INSTITUCIONAL- articulação e parcerias interinstitucionais (estabelecimentos bancários, associações comerciais, de classe, de bairros, agremiações esportivas e recreativas, autarquias federais e estaduais, cooperativas), fomento de capital social (instituições religiosas, sindicatos, instituições beneficientes, de educação especial), gestão de eventos (feiras, festas e exposições), entre outras.As próximas ações do PEM ocorrem em maio no Seminário de Diagnóstico Municipal.