O presidente da Coopatrigo, Ivo Batista, em entrevista ao Jornal da Manhã de hoje, falou sobre assuntos importantes relacionados à cooperativa, como a expansão para outras cidades da região e modernização do sistema de tratamento de sementes para os associados.
Quanto à nova tecnologia para o tratamento das sementes, Ivo destacou que a Coopatrigo será pioneira em todo o Rio Grande do Sul a utilizar esse sistema. As sementes produzidas serão padronizadas e do mesmo tamanho.
Além da qualidade das sementes, o sistema dispensa o trabalho humano, sendo operado por robôs. Conforme Ivo, os funcionários do sistema de sementes e os produtores não terão contato com os produtos químicos que prejudicam a saúde.
A Coopatrigo investiu mais de R$ 3 milhões para implantação da nova tecnologia. A máquina tem capacidade de produção de 30 toneladas de sementes por hora. O associado poderá utilizar do sistema praticamente sem custos, através do programa troca-troca.
‘’A semente é uma das prioridades para uma boa safra, e na Coopatrigo fazemos o possível para que o produtor tenha acesso ao melhor produto sempre’’, destacou o presidente.
Expansão para outras regiões
Sobre a expansão para outras regiões, Ivo disse que este é o momento certo para levar o trabalho da Coopatrigo para outras cidades que necessitam de uma cooperativa forte e sólida. Amanhã a nova unidade de Capão do Cipó será apresentada, em solenidade às 19h30min. Na sexta-feira, ocorre a apresentação da unidade de Santiago, no mesmo horário. A unidade de Mato Queimado deve ser apresentada no início de abril. As apresentações terão a presença da imprensa regional, autoridades, associados e representantes de entidades.
A Rádio Missioneira realizará cobertura completa no evento. Ivo também comentou na entrevista que o prefeito de Bossoroca, Ardi Jaeger irá acompanhar as apresentações por ser um dos associados mais participativo da Coopatrigo. Ele entrega toda a sua produção na cooperativa desde o ano de 1998. O presidente destacou que existe grande expectativa para os trabalhos nos dois municípios. ‘’Esperamos muito dessa região que possui uma grande produção, que irá contribuir no aumento de 50% da nossa área de atuação’’, disse.
Ivo confirmou na entrevista um estudo técnico em andamento para construção de uma unidade em São Miguel das Missões. A nova unidade foi um pedido do poderExecutivo, entidades ligadas ao agronegócio e dos próprios produtores do município. A Coopatrigo já possui grande número de associados de São Miguel, que depositam sua produção na unidade de Bossoroca, vizinha do município.
A Prefeitura colocou a disposição da Direção da Coopatriogo, terreno e a infra-estrutura necessária desde terra planagem, luz e água para a construção da unidade em São Miguel das Missões, confirmou o Presidente Ivo Batista.
Assembleias na região
O presidente agradeceu os associados que participaram das reuniões de núcleos e ao mesmo tempo, convocou a todos para participarem da assembléia geral do dia 18 de março. Confirmou que todos os assuntos que já foram aprovados quase que por unanimidade, precisam da confirmação da assembléia que é soberana. Uma das conquistas destes encontros é a destinação de 50% dos resultados para os associados e os colaboradores, já discutidos em todos os encontros já realizados e precisa agora da confirmação da proposta na assembléia geral.