Iniciado o primeiro curso da formação sobre Gestão e Técnicas de Produção Industrial

Segunda-feira teve início o primeiro curso da formação sobre Gestão e Técnicas de Produção Industrial, ministrado pelo Sebrae. Em torno de 25 pessoas participam do curso, que foi organizado para ter aulas uma semana por mês. A primeira etapa deve encerrar no final deste ano. O curso é ministrado por consultores do Sebrae e prevê uma semana de atividade por mês, durante dois anos.
Na primeira semana do curso, iniciada segunda-feira, será avaliada, de forma estruturada,o sistema produtivo da empresa, com foco na melhoria do resultado e predispor-se a implementar estratégias e práticas da gestão da produção, visando a melhoria do resultado operacional do seu negócio. E, finalmente, elaborar um Plano de Ação para melhoria da gestão da produção para a empresa. Serão cinco encontros esta semana, com o seguinte conteúdo programático: Avaliando o meu Sistema Produtivo, Mapeando o Processo Produtivo, Planejando a Produção, Gerenciando os Custos de Produção e Planejando Ações de Melhoria. A carga horária a ser cumprida esta semana é de 15 horas/aula.Estratégias Metodológicas: Atividade Vivencial, Estudo de caso, Exercício em grupo, Exercício Individual, Exposição Dialogada, Exposição oral e Leitura individual.

Expo São Luiz realiza reuniões setoriais

A Expo São Luiz/2015 continua em fase de montagem do projeto. O presidente da Comissão Executiva, Sérgio Torres dos Santos, disse que tem realizado reuniões setoriais, como preliminares na montagem do projeto do evento e de ajuste no orçamento. Em média, o presidente da Expo São Luiz realiza três reuniões setoriais por semana. Sabe-se, de antemão, que a rainha e princesas serão eleitas ainda este ano, em evento de alcance popular, para garantir a maior participação da comunidade, tanto na indicação de candidatas, como no processo de escolha.

Executivo, Legislativo, Comude e ACI defendem projeto do novo Corede no Fórum dos Coredes e Secretaria do Planejamento do Estado

Semana passada comissão local esteve em Porto Alegre, com a finalidade de defender o projeto de criação de novo Corede, por desmembramento do Corede Missões. Representaram São Luiz Gonzaga e os demais municípios que pretendem formar o Corede Missões/Fronteira, o prefeito Junaro Figueiredo, o presidente da Câmara, vereador Reni Rodrigues Lopes, a presidente do Comude, Sonia Bressan Vieira e o representante da ACI, Sérgio Torres dos Santos.
A primeira reunião foi com o presidente do Fórum dos Coredes, Hugo Ximenes e sua assessoria e posteriormente ao Secretário do Planejamento do Estado, João Motta.
Causou impacto nas duas reuniões, o fato do processo em que esta região pede a criação de um novo Corede, ser completo, atendendo todas as exigências legais. A qualidade da apresentação, fez com que fosse possível apresentar as razões para criação de um novo Corede. Foi explicado que o perfil dos municípios se ajustam perfeitamente para defesa comum de seus interesses, o que explica a necessidade do desmembramento.
Presentes na reunião da ACI, segunda-feira, a presidente do Comude, Sonia Bressan Vieira e o diretor da entidade, Sérgio Torres dos Santos, disseram que as reuniões em Porto Alegre foram positivas porque foi possível explicar os motivos,que é obter mais resultados no Processo de Participação Popular e Cidadã, embora exista oposição à criação de novos Coredes. Todavia, como disse Sérgio Torres dos Santos, “é difícil, mas não é impossível”, revelando-se otimista em relação a esse pleito, porque temos sabido apresentar nossas razões com elevação e bem respaldados em um projeto qualificado. O presidente da ACI, Nilton Luís Teixeira, cumprimentou a comissão que foi a Porto Alegre, porque ficou claro o bom encaminhamento do pleito da nossa região.